As cinco melhores datas do ano para fazer compras

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, são importantes datas do varejo. É quando o comércio se prepara para uma grande demanda de compradores em busca de presentes.

Mas, no ponto de vista do consumidor, será que essas datas, são boas para fazer compras? Isso no sentido de economizar. Estas datas tem em comum o vínculo afetivo em presentear alguém próximo, não abrindo muitas opções de compras.

O grande volume de vendas se concentra no Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Dependendo do grau de afeto, o fator preço fica em segundo lugar. Afinal, queremos dar o melhor para quem amamos.

1 – Natal
2 – Dia das Mães
3 – Dia das Crianças
4 – Dia dos Namorados
5 – Dia dos Pais

Cinco melhores datas do ano para fazer compras

Agora vamos fugir das datas comemorativas, e focar nos grandes descontos, liquidações e promoções realizadas durante o ano, quando é possível encontrar boas opções de compras.

1- Black Friday

Desde o ano de 2010, uma nova data vem se tornando febre entre os consumidores.  Trata-se da Black Friday, realizada sempre na ultima quarta-feira do mês de novembro, reunindo milhares de lojas em diferentes segmentos.

A Black Friday, não tem como fator motivacional, o vínculo afetivo ou compras para presentear. Aqui se caracteriza pelas compras pessoais, portanto o fator preço é um dos principais atrativos.

Batendo recorde de vendas a cada edição, a competição entre as lojas, projeta descontos de até 70% em móveis, eletrodomésticos, roupas, TVs, celulares, cosméticos entre outros.

2- Cyber Monday

Essa promoção acontece apenas pela web, realizada na primeira segunda-feira após a Black Friday. A cada edição, a Cyber Moday ganha mais destaque entre as lojas e consumidores, que ainda buscam alguma oferta remanescente da Black Friday.

Diferente dos descontos da sexta-feira negra, aqui os descontos ficam por conta de itens de tecnologia e eletrônicos, com destaque para ofertas de TVs LED, smartphones, games e notebooks.

3- Saldão de Janeiro

Após as compras de natal, lojas como Zenir, Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Lojas CEM, Americanas e Carrefour, realiza a tradicional liquidação de janeiro.

No saldão de janeiro, é possível encontrar descontos e ofertas de itens não vendidos no natal. Bem como artigos de  queima de estoque ou venda de produtos de mostruários. Os descontos variam de 20% até 80% em celulares, brinquedos, games, roupas, calçados, televisores e eletrodomésticos.

4- Aniversário das Grandes Lojas e Magazines

Aqui vale a famosa frase: “O aniversário é nosso, mas quem ganha é você” Quando uma grande rede varejista se torna referencia no seu segmento, uma maneira de comemorar isso, é realizando promoções sazonais no mês do seu aniversário.

5- Saldão de Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças

Essa não é uma regra, mas são comuns algumas lojas realizar saldão ou liquidação, alguns dias após as datas comemorativas.

Nem sempre há promoções, mas os preços após essas datas tendem a voltar ao normal, ou seja um eletrodomésticos, que custa R$ 1500,00, podem ser encontrado no saldão com até 20% de descontos.

A dica aqui é adiar algumas compras ou reservar algum dinheiro para as liquidações pós as datas do Natal, Dia das Mães,  Namorados, dos Pais e Dia das Crianças.

Lojas Mês de Aniversário
Lojas Americanas

A rede comemora seu aniversário no mês de setembro, com diversas promoções e descontos de até 80% em suas lojas físicas e pela web.

Fundada no Rio de Janeiro em 03 de Setembro de 1929.
Casas Bahia

A rede varejista comemora seu aniversário no mês de novembro. Durante o mês pode haver descontos e ofertas nas seções de móveis, celulares, televisores, eletrodomésticos e brinquedos.

Fundada na cidade de São Caetano do Sul-SP, em novembro de 1957.
Carrefour

O mês de abril comemora o aniversario do Carrefour no Brasil, Por isso, pode haver boas promoções em todas suas lojas. As opções de compras ficam por conta de suas seções de moda, eletrodomésticos, utilidades domésticas, eletrônicos, papelaria e telefonia.

Fundada em 1959 na França, a rede inaugurou sua primeira loja no Brasil na cidade de São Paulo em Abril de 1975.
Magazine Luiza

Novembro comemora o aniversario do Magazine Luiza, Já a sua plataforma digital, comemora aniversário em setembro. Datas especiais para a gigante do varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

Fundada na cidade de Franca-SP em 16 de novembro de 1957.
Ricardo Eletro

Uma das redes de lojas que mais cresceu nos últimos anos, a Ricardo Eletro, é a caçula entre as gigantes varejistas, e não para de crescer. Para comemorar o seu aniversário de fundação, realizada no mês de junho, a rede prepara ótimas opções de compras pelo site ou em suas lojas.

Fundada na cidade de Dininópolis no mês de junho 1989. Em 2010 houve a fusão com as lojas InsinuanteCity LarEletro ShoppingSalfer.
Pernambucanas

O mês de novembro, realmente é especial, além da Black Friday, algumas lojas comemoram seu aniversário nesse mês.  As Lojas Pernambucanas, realizam boas promoções durante o seu aniversario, não deixe de conferir.

Fundada na cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco no ano de 1908

Algumas promoções podem ter um grande investimento de marketing, com inserções publicitárias em sites, jornais, revistas e televisão. Portando fica fácil saber quando acontecem essas promoções.

Relacionados

Compras coletivas ainda é boa opção para economizar Sete anos após a grande febre das compras em grupos, os sites de compras coletivas, ainda é uma boa opção para economizar em momentos de crise econômi...
Lojas Zenir é opção de compras em móveis e eletrodomésticos Lojas Zenir oferece em suas lojas uma grande variedade de móveis, eletrodomésticos e utilidades domésticas em promoções diárias. Unindo preços, atendi...
Casas Bahia promove liquidação em móveis, eletrodomésticos e celulares As Casas Bahia, seja em suas lojas físicas ou pela web, sempre oferece boas opções de compras em eletrodomésticos, eletrônicos e portáteis. Com a gara...
Carrefour online oferece promoções em eletrodomésticos e eletrônicos Segunda maior rede varejista do país referencia quanto o assunto é compras de supermercados e hipermercados, alem da maior variedades de eletrodomésti...

1 Comentário

Deixe uma resposta