Conheça um pouco da história do e-commerce, sua linha do tempo e as primeiras lojas da internet brasileira, neste artigo desenvolvido pela equipe do Promoo.

Uma breve história

O ato de fazer uma compra surge a partir de uma necessidade. Hoje, quando queremos comprar um celular, calçado ou mesmo um vinho, basta apenas digitar as palavras  desejadas no Google, e em poucos segundos temos acesso a milhares de lojas oferecendo seus produtos online.

No e-commerce mundial, temos a gigante das compras online Amazon, e no Brasil, consumidores têm à disposição empresas como Submarino, Dafiti, Americanas e Netshoes, liderando em seus segmentos.

Comodidade na hora de comprar, pesquisar e encontrar informações sobre determinados produtos, vem tornando as compras online, o meio preferido de milhões de pessoas.

O e-commerce como conhecemos nos dias atuais, é apenas uma ponta do iceberg da evolução humana, que remonta a milhares de anos atrás.

O comércio é uma antiga atividade responsável pela conquista humana de lugares desconhecidos, continentes e culturas.

As tradicionais feiras livres, comuns nas ruas das cidades brasileiras, é a representante mais fiel desse tipo de comércio.

“….os primeiros relatos sobre feiras livres, remetem ao oriente médio 500 anos antes de Cristo, quando artesãos, artistas, mercadores e agricultores tinham a oportunidade de reunir em um mesmo espaço toda a população de um vilarejofonte: Nowpix

Impérios nascem e terminam ao redor das feiras livres, o mundo se transformou a partir dessa busca de novidades, especiarias e matérias primas que satisfizesse um público sedento por novidades.

A História do Brasil, seu surgimento e a colonização pelos portugueses, está relacionada diretamente a partir dessa busca.

“…A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terrasfonte: História do Brasil.Net

Acelerando alguns anos, chegamos a grande Revolução Industrial desenvolvida pela Inglaterra ocorrida a partir do século XVIII. A produção em massa de bens para o consumo e a abundância de matéria prima originária das colônias inglesas, fez surgir o comércio, tal como conhecemos até os dias atuais.

“…Com o crescimento do comércio, passaram a produzir para o mercado, surgindo o fornecedor de matéria prima que recebia o produto acabado para ser comercializadofonte: Toda Matéria

O surgimento das compras online

A compra online, ou aqui definida como aquisição de bens para consumo não presencial, não surgiu com o advento da internet.

A primeira empresa a trabalhar com o e-commerce, foi o empresário  inglês Michael Aldrich, que criou o Videotex, um engenhoso sistema que conectava simples televisores domésticos a um sistema de compras em tempo real, por meio de uma linha telefônica. Pode parecer algo simples, mas isso aconteceu no ano de 1979, bem antes do grande “boom” da internet doméstica.

Na década de 1990, surgiram empresas que utilizavam seus sites como ferramenta de vendas, divulgando seus produtos, mas o processo de compras e pagamento era realizado por telefone.

O ano de 1994, foi um grande marco para o e-commerce mundial, foi quando a empresa NetMarket, realizou a  primeira transação de compras seguras através da internet.

No mesmo ano, foi fundada a Amazon, maior varejista online do mundo. Uma empresa que nasceu totalmente virtual, sem lojas físicas, mas que transformou para sempre a maneira em que as pessoas realizavam suas compras.

Compras online no Brasil

A cada ano, o comércio eletrônico brasileiro, bate novos recordes de vendas e número de pessoas descobrindo as comodidades e maravilhas das compras online.

Mesmo com as dificuldades tecnológicas impostas pelas companhias de telecomunicações dos anos 90, que ofereceram um serviço de baixa qualidade, o país não ficou para trás, quando o assunto é e-commerce.

No ano de 1995, surgiu a primeira loja virtual brasileira, tratava-se da Brasoftware, desenvolvida pelo empreendedor Ricardo Jordão Magalhães.

Linha do tempo

Nós do Promoo! Entusiastas da tecnologia, processos de compras, e sempre acompanhando as principais promoções de grandes lojas e magazines, preparamos uma linha do tempo, para entender como foi o desenvolvimento desse mundo mágico, no qual estamos mergulhados nos dias atuais.

1994 – Aconteceu a primeira transação segura de uma compra online, nesse mesmo ano, surgia o site Amazon.com. Porém, o seu registro data apenas do ano de 1995.

1995 – O Brasil entrava no mapa do e-commerce mundial, com o surgimento da primeira loja online, a Brasoftware.

1999 – Nascia o Mercado Livre, empreendimento criado na Argentina, como uma plataforma online para intermediar os negócios dos vendedores e compradores. O Mercado Livre serviu como porta de entrada para grandes empresas como a Netshoes.

Nesse mesmo ano, surge o site Submarino, considerado um dos maiores e-commerces brasileiro, a empresa nasceu após a aquisição de uma das maiores livrarias virtuais da época, a Booknet.

Com o objetivo de organizar e comparar preços entre diferentes lojas, surgia o Buscapé. O mercado de viagens online ganhou um grande impulso com a chegada do Decolar.com.

2000 – Com forte presença nas cidades do Interior, O Magazine Luiza, é uma das primeiras grandes redes de lojas a entrar no mundo virtual.

O mercado de turismo e viagem sofreu uma profunda transformação com a chegada no país do site Decolar, uma versão brasileira do comparador de preços e vendas de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens,  a Despegar.com da Argentina.

Com o aumento das vendas online, é impossível não haver reclamações sobre serviços e produtos. Para organizar todas as dúvidas e queixas sobre as lojas, surgiu o Reclame Aqui!

O site tornou-se um dos principais canais de comunicação entre empresas e consumidores, possibilitando fácil acesso para efetuar queixas e ter acesso a milhares de avaliações dos internautas.

2003  –  Surgia a primeira loja virtual brasileira especializada no comércio de móveis a LojasKD.

2006 –  Em novembro daquele ano, aconteceu uma das maiores fusões do varejo brasileiro, O Submarino e Americanas.com, tornaram-se uma empresa única. Como resultado, surgiu a empresa B2B, avaliada na época em R$ 8 bilhões.

2008 – As compras coletivas, modalidade surgida na China, onde consumidores se reúnem em grupos para negociar descontos em lojas físicas. Na internet, esse modelo de negócio chegou no ano de 2008, com o surgimento do primeiro site de compras coletivas, o Groupon.

2009 – Maior varejista de móveis e eletrodomésticos do país, Casas Bahia inicia sua operação online. No início, as vendas eram focalizadas apenas nas cidades onde havia filiais da rede.

2010 – Era realizado no Brasil, o que seria conhecido como, uma das datas promocionais de maior faturamento do varejo online. Trata-se da Black Friday, evento promocional importado dos Estados Unidos, que hoje conta com a participação das maiores lojas em diferentes comércios. Seu sucesso foi tão grande, que atualmente além do e-commerce, participam as lojas físicas.

A febre das compras coletivas chegava ao Brasil, através do Peixe Urbano, primeiro site desse segmento. Em pouco mais de nove meses, mais de 400 empresas surgiram neste mesmo segmento, atingindo a marca de 7,4 milhões de brasileiros acessando os sites de compras coletivas somente no mês de outubro.

2011 – O Google, gigante das pesquisas online, com foco em oferecer soluções que facilitam as buscas segmentadas, lançou o Google Shopping.

A plataforma tem como objetivo comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao usuário do Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.” Fonte: Agência Mestre

2014 – O Buscapé organiza a primeira promoção de compras para comemorar o Dia do Consumidor. Realizado sempre no dia 15 de março, o evento vem crescendo a cada edição. Participa do Dia do Consumidor nomes do varejo digital como Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com.

2016 – O uso de celulares e outros dispositivos móveis para acessar a internet, ultrapassam o uso de computadores. Para o ano de 2017, há uma previsão que as compras realizadas por meio desses dispositivos, possam superar o montante de 1 trilhão de dólares, segundo informações da consultoria IDC.

A Evolução do comércio digital: E-commerce

A internet revolucionou e vem transformando a maneira que as pessoas se comunicam, socializam, trabalham, ganham dinheiro e realizam suas compras. O E-commerce faz parte dessa revolução, assim como as redes sociais.

É impossível mensurar até onde as compras online chegarão, mas é certo que, fica impossível imaginar qualquer estratégia de vendas por parte das grandes empresas, sem contar com o desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo para as vendas por meios eletrônicos.

A cada ano, a confiança e adesão das pessoas por fazer compras nessa modalidade vem aumentando a passos largos, por outro lado, é preciso observar que existem muitas coisas a melhorar, seja nos processos de compras, segurança de dados, prazos de entregas e pós-vendas.

Novas tecnologias surgiram para dar suporte  às demandas que virão e continuar a evolução das compras que passaram pelas antigas feiras do passado, do empreendedorismo de Michael Aldrich em 1979, ao criar o embrião das compras digitais, chegando aos dias atuais.

Fontes:
http://nowpix.com.br/feiras-livres/
http://www.historiadobrasil.net/descobrimento
https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial-inglesa/
http://onegociodovarejo.com.br/buscape-aposta-potencial-dia-consumidor/
http://www.agenciamestre.com/marketing-digital/google-shopping-o-que-e-e-como-funciona/