Essa data é uma das mais importantes para o comércio e é genuinamente brasileira. O Dia das Crianças é uma data importante para o comércio brasileiro e tem origem no país. Com o tempo, essa data passou a ser cada vez mais celebrada e é uma oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e os consumidores comprarem presentes para as crianças. Além disso, é uma data que também é celebrada em outros países, em datas diferentes.

A data é tão importante para o comércio, que as principais lojas e plataformas de compras online investem em criatividade e promoções para atender aos consumidores que buscam presentes para os pequenos. Roupas, calçados e brinquedos são os produtos mais buscados nessa época.

A origem do Dia das Crianças no Brasil

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. Essa data foi estabelecida por Decreto-lei Federal no ano de 1924. Mas, ao contrário do que se pode pensar, essa escolha não foi ao acaso e não tem relação com a padroeira do Brasil, também celebrada na mesma data.

Em 12 de outubro de 1923, um ano antes da lei entrar em vigor, o Brasil sediou o 3.º Congresso Sul-Americano da Criança, na cidade do Rio de Janeiro, capital federal na época. Autoridades de vários países, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, se reuniram no evento.

No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho articulou um projeto de lei no Congresso Federal para instituir o Dia das Crianças no Brasil. O projeto foi aprovado e assinado pelo Presidente da República, Arthur Bernardes.

A evolução do Dia das Crianças

Nos anos seguintes à promulgação da lei, a data não foi muito popular, pois a figura da criança era diferente da concepção da sociedade atual.

Foi somente em 1955 que a Brinquedos Estrela aproveitou o fato de já existir essa data para lançar a “Semana do Bebê Robusto”, com o objetivo de alavancar as vendas de seus produtos. O sucesso da campanha chamou a atenção da indústria, e assim, o Dia das Crianças começou a ganhar espaço como uma importante data de compras.

Além do Brasil, diferentes países também possuem datas para celebrar suas crianças. Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no primeiro domingo de junho. Na Argentina, é no segundo domingo de agosto e no México, é no dia 30 de abril.

Em muitos países, como Canadá, Egito, França e Reino Unido, o Dia das Crianças é comemorado no dia 20 de novembro, pois a ONU reconhece essa data como o Dia Mundial da Criança, em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.

O Dia das Crianças no Brasil

O Dia das Crianças é uma data muito importante para o comércio brasileiro. Segundo o IBGE, o Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, e cerca de 21% da população é formada por crianças e jovens de 0 a 14 anos, o que representa uma estimativa de 44,5 milhões de crianças no país.

Mesmo que as crianças não sejam consumidoras ativas, elas têm um papel fundamental nas escolhas de compra das suas famílias. Por isso, para quem quer comprar presentes, selecionamos algumas lojas em destaque:

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, ocupando a terceira ou quarta posição em termos de faturamento, dependendo do ano e da situação econômica. Somente no Dia das Crianças de 2018, o comércio faturou mais de R$ 9 bilhões.

Estudos realizados em 2018 pelo SPC Brasil mostraram que mais de 70% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia das Crianças. Além dos filhos, sobrinhos, netos e afilhados também ganham presentes nessa época.

As roupas e calçados são os presentes mais comprados nessa época do ano. Entre os brinquedos, os bonecos e bonecas lideram as preferências, seguidos por aviões e carrinhos, jogos educativos e de tabuleiro, bicicletas, skate e patinetes. Embora videogames e celulares sejam desejados pelas crianças, eles não são as primeiras opções de compra para os adultos.