A bateria do smartphone pode viciar. Mito ou verdade?

Existem diversas teorias quando o assunto é tecnologia e com o crescimento dos smartphones, uma das teorias mais difundidas é que deixar o aparelho sempre na carga o deixa viciado e acaba com a vida útil da bateria. Será que isso é realmente verdade ou é só mais um mito espalhado pela rede?

Dicas para prolongar a vida útil do Smartphone

Para tirar a dúvida de uma vez por todas, fizemos uma matéria especial para descobrir se isso é mito ou verdade. Confira!

Quem nunca retirou o celular antes que ele fosse totalmente carregado ou carregue o aparelho antes de deixar a carga acabar completamente que atire a primeira pedra, pois todos fazem ou já fizeram isso.

As baterias de hoje são mais avançadas e não ficam viciadas, pois elas não armazenam dados de carregamento.

Dessa maneira, não há problema em retirar o aparelho antes do tempo da carga terminar, como também não há problema de carregá-lo antes que a carga acabe completamente.

Mas, isso não quer dizer que pelo fato da bateria não ficar viciada, ela vai ter um tempo de vida maior.

Normalmente, a vida útil média das baterias gira em torno de três anos e depois desse tempo, podemos notar que o aparelho não é mais o mesmo, o que não tem nada relacionado à maneira de carregá-lo.

Lembre-se que isso vale para as baterias Li-Ion que são as utilizadas atualmente nos smartphones e por isso é fundamental saber qual é o tipo de bateria do seu aparelho, pois as baterias mais antigas ainda podem ficar viciadas.

Os aparelhos de celulares produzidos nos últimos anos normalmente utilizam baterias Li-Ion, mas é sempre aconselhável verificar se a dos seus dispositivos realmente é deste tipo para não ter nenhuma perda desnecessária.

Mas, quem inventou essa história sobre a bateria do smartphone pode viciar?

Esse mito surgiu com os celulares mais antigos, pois a informação de que as baterias ficavam viciadas era devido a necessidade de deixar a carga se esvaziar completamente para efetuar outra, pois caso contrário as outras cargas passariam a durar menos.

Hoje, as coisas são diferentes e isso não passa de um mito, portanto não tenha medo de carregar o seu smartphone, pois a bateria dele não ficará viciada.