Saiba escolher qual o melhor aquecedor para cada ambiente

Com o início da estação mais fria do ano, aumenta a demanda por aquecedores de ambientes portáteis. Práticos e de fácil uso, esses modelos transformam qualquer espaço em um ambiente quentinho e agradável.

Dia 21 de junho, começa o inverno, a estação do ano mais fria. Em muitas cidades, principalmente localizadas nas regiões Sul e Sudeste, a queda da temperatura pode chegar próximo a zero grau.

Para aquecer no inverno, é preciso recorrer a muitas blusas de lã, gorros, luvas, botas de couro e cachecóis. Além claro, de uma deliciosa sopa, chás e um chocolate quente. Mas, todas essas ações, podem não ser tão eficientes, sem contar com um bom sistema de aquecimento de ambientes. Nesse caso, as opções mais viáveis são os aquecedores elétricos.

O inverno sofre diretamente as interferências de fenômenos do clima, como, o El Nino, bem como o aquecimento global. Com isso, em uma temporada, as temperaturas podem ser mais baixas, já em outras, não.

Quando a temperatura cai repentinamente, a procura por aquecedores elétricos, tem um grande pico de busca. Saber os modelos disponíveis no mercado, bem como as diferenças entre eles, pode significar economia no bolso. Além disso, permitem noites bem dormidas.

Além dos sistemas de aquecimento que podem fazer parte de um imóvel como lareiras e aquecedores a gás, existem no mercado outros seis modelos de aquecimentos de ambientes, que podem ser portáteis. Ou seja, não é preciso grandes reformas ou mudanças no ambiente.

É importante nunca fazer uso de sistemas improvisados, como queimar lenhas ou carvão. Isso porque, esse tipo de improviso, podem até acarretar sérios danos à saúde, levando ao óbito. Isso se deve ao fato da contaminação do ambiente por gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO).

Tipos e modelos de aquecedores residenciais mais utilizados

Abaixo,  segue a descrição de alguns dos modelos mais utilizados para aquecer ambientes no inverno. Todos eles podem ser encontrados nas principais lojas especializadas em eletrodomésticos.

Vale ressaltar, que independente do modelo, esses aparelhos são considerados ladrões de energia elétrica. Fatores como tempo de uso, potência do aparelho e temperatura, os gastos com energia elétrica podem ter um acréscimo de até 30% no valor.

Incandescente:

Talvez o modelo mais barato disponível no mercado. Por conta disso, é também um dos mais vendidos. Esse modelo cumpre muito bem a tarefa de deixar o ambiente aquecido, por outro lado, não é aconselhável usar esse modelo em locais com crianças e animais de estimação, pois há risco de queimaduras entre outros acidentes domésticos.

O aquecimento se dá por meio de uma resistência elétrica, como aquelas de chuveiro. A sensação de melhora da temperatura é percebida quase imediatamente, pois quase toda a energia consumida por ele é transformada em calor.

No mercado tem muitos aparelhos importados e sem procedência, para evitar riscos de acidentes, somente compre modelos certificados pelo INMETRO, e com manual em português.

Termoventilador:

O modelo termoventilador, também utiliza uma resistência elétrica para transformar energia em calor, porém, o ambiente é aquecido por meio de um ventilador embutido no aparelho. Por ser mais compacto, tem a facilidade de manuseio e transporte. Esse aquecedor funciona de forma parecida com o incandescente, contudo a diferença é que esse modelo espalha o calor pelo ambiente por meio de um ventilador. Esse modelo, por ser menos eficiente, é indicado para pequenos ambientes.

Sua eficiência pode ser inferior ao modelo incandescente, além disso, pode deixar o ar mais seco. Como opção, já existe no mercado um modelo multifuncional, que aquece, circula e desumidifica o ambiente. Deve-se tomar os mesmos cuidados do modelo anterior, em relação a crianças e animais domésticos, apesar de uma grade protetora, pode ainda haver riscos de ferimentos e queimaduras.

Halógeno:

Esse modelo é parecido com o incandescente, porém, utiliza como fonte de calor, um sistema de aquecimento halógeno. As resistências dissipam o calor por todo ambiente, pois elas ficam expostas, sendo protegidas por uma tela. O modelo com resistência halógeno tem a vantagem do custo e benefício, porém, é um tipo de aparelho não recomendado para casas com presença de crianças ou animais de estimação, já que a grade pode atingir temperaturas mais altas e causar acidentes.

Quartzo:

Esse modelo é parecido com o anterior, porém, utiliza como fonte de calor, um sistema de aquecimento por meio de barras de quartzo. São modelos mais compactos e econômicos, indicados para pequenos ambientes. Como ponto forte, está a capacidade de aquecimento, podendo alcançar seu pico de calor em poucos minutos.

Cerâmico:

Esse modelo lembra o sistema termoventilador, o calor é obtido por meio do aquecimento de resistência elétrica, porém, elas são protegidas por uma cerâmica. Nesse sistema, há melhor eficiência no uso da energia elétrica, pois a cerâmica retém o calor e depois o dissipa de forma mais uniforme através de uma ventoinha.

Aquecedor de ambiente a óleo:

Esse tipo de aparelho, ficou muito popular no Brasil nos últimos anos. O aquecedor a óleo, entre os citados até aqui, é o que oferece maior conforto em sua utilização. Ele não resseca o ar, nem tão pouco oferece aquele ruído característico dos aquecedores, esse modelo é totalmente silencioso. O aquecedor a óleo utiliza eletricidade como fonte de energia, apesar do nome, ele também utiliza uma resistência como fonte de calor, porém, esta, fica emergida por óleo.

As suas desvantagens são: o consumo maior de eletricidade, quando utilizado em períodos muito curtos. Já, quando utilizado em longos períodos, ele pode ser super econômico. Por utilizar óleo como fonte condutora de calor, o aquecimento do ambiente tende a ser mais demorado. Por fim, um dos fatores, que deixa esse aparelho em segundo plano, é o seu preço, geralmente, mais caro que os outros modelos.

Posts & páginas populares