Marque na sua agenda e não deixe passar nenhuma promoção nessa Black Friday. O evento acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro. A edição de 2018 acontecerá no dia 23 de novembro. Além disso, muitas lojas anteciparão algumas ofertas durante toda a semana.

Black Friday é boa oportunidade para economizar nas compras de natal

Uma das maiores datas de compras do mundo, a Black Friday é um tradição do comércio norte-americano, que conquistou o mundo. A promoção acontece no Brasil e em Portugal. A cada edição, o número de lojas aderentes vem aumentando.

Lojas em destaque no Brasil

No Brasil, esta promoção acontece desde 2011. Ou seja, mesmo em pouco tempo, já é considerada uma das maiores datas de compras. Além disso, a promoção permite que consumidores brasileiros tenham acesso a descontos de mais de 500 lojas participantes.

Na prática isso, possibilita maior poder de comprar e pechincha para quem pagar em dinheiro. As melhores oportunidades de economia e negociação, fica por conta das compras na Black Friday em lojas físicas, negociando diretamente com gerentes e vendedores.

Abaixo segue a relação de algumas lojas que se destacam em todas as edições da promoção brasileira:

AMERICANAS:

O site americanas.com, é um dos mais acessados durante a promoção. Isso porque as Lojas Americanas, oferece milhares de produtos em ofertas com destaque para as seções de televisores, celulares, videogames e eletrodomésticos.

Na Black Friday Americanas, os descontos podem chegar até 70%, a promoção acontece em todas as lojas físicas e também online.

SUBMARINO:

No site da Submarino, a maior loja online da internet brasileira, também participa da Black Friday. Pelo site é possível encontrar de tudo, desde livros importados, passando por perfumes, calçados, games, eletrodomésticos, televisores e utilidades para o lar.

Na Black Friday Submarino, as ofertas e descontos de até 70% estarão disponíveis em diversos produtos.

CASAS BAHIA:

Seja em suas lojas físicas distribuídas de norte a sul do país, ou pelo seu site, as Casas Bahia preparou ofertas imperdíveis na Black Friday. Os descontos estarão disponíveis na sua linha de moveis, eletrodomésticos, brinquedos, celulares de televisores.

RENNER:

As Lojas Renner é uma das principais referencias quando o assunto é moda feminina, masculina, infantil, roupas para todos os momentos e ocasiões.

Na Black Friday das lojas Renner, as ofertas serão de até 70%, bem como diversas opções e facilidades nas compras. Os destaques ficam nos descontos em roupas, calçados, óculos, acessórios, bolsas, artigos de cama, mesa e banho. Confira a lista completa de lojas participantes da Black Friday.

NETSHOES:

Artigos esportivos, tênis, chuteiras, camisas oficiais e muito mais estarão com ofertas e descontos especiais na Black Friday Netshoes, que acontece em suas lojas físicas e também pelo site.

MAGAZINE LUIZA:

Participando de mais uma edição do evento promocional, a Black Friday do Magazine Luiza oferecerá aos seus milhares de clientes ótimas opções de compras em celulares, notebooks, relógios, lavadoras de roupas, cafeteiras, fogões, guarda-roupas, camas, TVs Led e muito mais.

WALMART:

Com a experiência de participar por décadas da Black Friday dos Estados Unidos, a Walmart é uma das redes que mais entendem dessa promoção.

Nessa edição, a Black Friday Walmart oferecerá descontos em todos os seus setores e boas condições de pagamentos.

LEADER:

Artigos de cama, mesa, banho e o melhor da moda feminina, masculina e infantil, estarão em ofertas na Black Friday das Lojas Leader. Participando de mais uma edição da promoção, as Lojas Leader, oferecerá bons descontos e ofertas especiais.

CENTAURO:

Artigos esportivos, tênis, chuteiras, camisas oficiais e muito mais estarão com ofertas e descontos especiais na Black Friday Centauro, que acontece em suas lojas físicas e também pelo site.

Os Celulares e eletrodomésticos lideram lista dos produtos mais procurados durante o Black Friday

Na promoção é possível economizar na compra de diversos produtos, bens e serviços. Para quem deseja viajar, A Decolar, oferece promoções em pacotes de viagens, reservas em hotéis e até passagens aéreas. Já para renovar o guarda-roupas, os descontos ficam por conta das lojas Renner, Riachuelo, Marisa e Pernambucanas.

Itens para casa lideram o rank das vendas durante a promoção. Eletrodomésticos como: Refrigeradores, lavadoras de roupas, fogões e itens de eletroportáteis, são os produtos mais procurados.

Celulares, televisores, eletrônicos e móveis, completam a lista dos mais procurados em lojas como: Casas Bahia, Ponto Frio, Americanas, Ricardo Eletro, Magazine Luiza e Submarino.

Dicas de compras no Black Friday

Apesar do seu enorme sucesso e volume de vendas em edições anteriores. É preciso alguns cuidados para aproveitar melhor essa importante data.

É claro que no Black Friday Brasil, a maioria das lojas participantes estão comprometida em oferecer bons descontos.  Ou seja, os consumidores preferem comprar um produto com descontos reais e não maquiados.

Uma dica é fazer uma pesquisa dias antes do inicio da promoção. Anote e verifique os preços médios cobrados nos principais produtos ofertados. A velha e boa lista de compras é uma poderosa aliada.

Nas compras online, sites de descontos, comparadores de preços e aplicativos para celular, são ferramentas que ajudam a encontrar os preços mais baixos para cada produto ofertado.

Sobre a promoção

Evento promocional importado do comércio dos Estados Unidos, a Black Friday, acontece um dia após o feriado de Ações de Graças, uma dos feriados mais importantes para os norte-americanos. Por lá, essa é uma oportunidade dos comerciantes queimar os seus estoques de verão e  preparar para as vendas de natal.

Sucesso desde a primeira edição: No Brasil, a Black Friday, teve sua primeira edição no ano de 2010. Apesar do grande sucesso da primeira edição, as vendas restringiam apenas as lojas online.

Já a partir da segunda edição, houve a adesão de centenas de lojas de diversos segmentos e a inclusão das vendas em lojas físicas, o que tornou essa uma das datas promocionais que mais cresceu no comércio brasileiro.

Atualmente a data está entre as principais do comércio, ao lado das vendas de natal, dia das mães e dia das crianças. Somente em 2015, a Black Friday teve um crescimento de mais de 75%, foi o que apontou um levantamento realizado pela consultoria Clearsale.