Cadastro Positivo: Saiba como usar seu score para abrir um crediário

Quem já fez um crediário, solicitou empréstimo bancário, bem como, comprou um automóvel, está familiarizado com a consulta do cadastro negativo. Ou seja, uma loja ou financeira, buscava informação para saber se um nome está negativado, bem como, restrições nos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa. Porém, a partir de agora, essas empresas poderão ter acesso ao Cadastro Positivo.

Esse é um novo sistema que considera o pagamento de contas em dia e dá nota ao consumidor, que varia de 0 até 1000, conhecido como Score. Ou seja, com ele, não basta apenas ter o nome limpo no sistema SPC ou Serasa, ele também indica a capacidade de um comprador honrar seus compromissos em um determinado período. Ou seja, a pontuação de score baixa ou alta, é uma maneira de uma loja analisar se, o seu histórico, o classifica como bom pagador.

Diferente do nome negativado, no qual o consumidor não tem acesso ao crédito, o cadastro positivo, dependendo da política da financeira, pode não bloquear o crédito. Porém, dependendo do número do score, lojas, financeiras e todo o sistema bancário poderá oferecer crédito com juros mais baixos porque terão menos risco. Ou seja, quanto maior o score, menores as chances de pagar mais juros.

O que é um score e como melhorar?

Como abordado anteriormente, o scrore, leva em conta todo o histórico de pagamentos de um consumidor em um determinado período.  Uma dica: Para manter um score alto, é importante que seja pago em dia todas as contas, principalmente as contas vinculadas ao CPF. Entre essas contas estão por exemplo:

  • Empréstimos e Empréstimos Pessoais;
  • Financiamentos (de casa ou automóvel por exemplo);
  • Cheque especial;
  • Crediário;
  • Dívidas bancárias;
  • Cartão de crédito ou outras contas que tenham vínculos de crédito.

Como observado, o cadastro positivo por enquanto leva em consideração somente os pagamentos que utilizam o sistema de crédito. Com isso, pagamentos à vista, em dinheiro ou cartão de débito, não são contabilizados nesse tipo de sistema.

Como o cadastro funciona na hora de fazer um crediário? O crediário é um sistema de financiamento disponibilizado diretamente pelas lojas, ou em parceria com uma financeira. Com isso, cada empresa disponibiliza regras próprias para aprovação.

Em geral, são solicitadas cópias dos comprovantes de residência,  endereço, bem como, documentos pessoais(RG e CPF). Além da consulta para saber se o nome está negativado, essas lojas podem fazer uso ou não do cadastro positivo. Caso seja necessário, o score poderá fazer parte dos critérios para a liberação do crédito, bem como, disponibilizar uma taxa de juros menor.

Posts & páginas populares