Para que você não gaste mais na sua próxima viagem de férias, confira nossas cinco dicas para comprar passagens de avião baratas em 2022.

O número de brasileiros que abandonou as viagens de ônibus para percorrer trechos de avião aumenta a cada ano. Segundo o Ministério do Turismo, em 2011, quase 60 milhões de pessoas optaram pelo avião, seduzidos pela agilidade e acessibilidade de preços.

O tempo de viagem e o conforto oferecido pelas aeronaves faz com que a diferença quase insignificante de preços se torne um atrativo. Mas não é sempre que essa diferença de preços é realmente interessante para o consumidor. Por isso, é importante seguir algumas dicas para encontrar as passagens com preços baixos.

Como economizar na hora de comprar passagens de avião

1- Dias e horários:

Quanto mais flexíveis forem as datas e horários de viagem, mais chances de conseguir descontos. Isso porque em dias e horários de pico as companhias aproveitam para cobrar mais caro.

Embarcar no meio da semana e entre um pouco antes do almoço até a metade da tarde são as melhores opções. Época de festa, como carnaval e fim de ano, tem passagens mais caras.

2- Saiba pesquisar:

Os melhores preços aparecem durante a madrugada, por isso vale a pena esperar para comprar as passagens nesse horário. Algumas companhias oferecem pacotes de viagem, em que a volta custa mais barato do que em outras empresas se comprada com antecedência, junto com a ida.

As empresas de tráfego aéreo também costumam lançar promoções para trechos nacionais que custam mais barato do que por rodovias.

3- Precipite-se:

Cinco dicas para economizar ao comprar passagens aéreas em 2021

Como economizar na hora de comprar de avião em 2022

Comprar as passagens de avião com mais de 90 dias de antecedência é uma forma de obter descontos bons, além disso, mesmo comprando parcelado, na data da viagem é possível que os bilhetes já estejam total ou praticamente pagos. Ou seja, pode incluir no passeio algo que não estava no orçamento.

4- Milhas aéreas:

O acúmulo de pontos obtidos nas compras com cartão pode ser trocado por diversos serviços e produtos, entre eles, passagens aéreas. O que precisa ser avaliado nesse caso é a quantidade de pontos exigida para tal destino e se o valor exigido pela companhia não está alto demais.

5- Compra em grupo:

Se a viagem vai ser em família ou com grupo de amigos é interessante comprar todas as passagens juntas. As companhias aéreas costumam dar descontos para grupos com mais de nove pessoas. Além disso, os sites de compras coletivas também costumam oferecer preços bem atrativos para os consumidores.

Por fim, é importante prestar muita atenção nos contratos para não ter surpresas e acabar tendo o passeio estragado.