Como o COVID-19 afetará o comportamento de compras e o e-commerce

Não há dúvida de que o atual surto epidêmico de 2019 influenciou profundamente a vida diária dos consumidores. De uma hora para outra, pessoas que tinham livre acesso pela cidade, foram obrigadas a ficar em casa. Afinal, a quarentena é fundamental para evitar a propagação do vírus.

Surto epidêmico como esse, provoca nas pessoas, mudanças profundas. Uma delas trata-se de maior preocupação com os cuidados com as pessoas e de higiene. Com isso, podem evitar lugares com grandes aglomerações.

Já abordamos em outro texto, o quanto o COVID-19 afetará os cuidados pessoais e a beleza. É claro que, essa mudança afetará diversas indústrias e segmentos da economia. Afinal, ir até o supermercado, não será como antes. É preciso maior cuidado com a forma de armazenamentos dos produtos. Itens outrora vendidos a granel, não serão vistos com o mesmo olhar.

E-commerce se beneficia

Ainda é cedo para afirmar se, haverá benefícios ou não, após uma pandemia como essa. Mas, é certo que, as compras online, bem como, os aplicativos de entrega, já saíram na frente.

Quanto às compras online, o comércio eletrônico é um caminho sem volta, e , isso é fato. Mas, em mercados emergentes como o nosso. O COVID-19 deu uma forcinha a mais para o seu crescimento.

Muitos segmentos como, farmácias, e supermercados, aproveitaram esse momento para expandir a sua atuação e conquistar novos consumidores. É certo que muitos idosos descobriram as vantagens e comodidades da compra de medicamentos pela internet.

Já, entre os aplicativos, esses se superaram. Afinal, em poucos cliques, é possível pedir de tudo com entrega Delivery. Desde comidas, compras de supermercados, medicamentos entre outros.

Os desafios para as compras presenciais após o COVID-19
Os desafios para as compras presenciais após o coronavírus

Os desafios para as compras presenciais

No varejo dos Estados Unidos, notícias de fechamentos de grandes magazines estão ficando recorrentes. Afinal, não que elas estão desaparecendo, muitas apenas focam suas estratégias no comércio online.

Por lá, também os Shopping Center, antes símbolo de compras e entretenimento, também estão sofrendo. Além disso, em muitas cidades, esses tipos de empreendimento estão sofrendo para atrair, não somente consumidores, quanto lojistas.

É claro que a cultura de compras do brasileiro é bem diferente dos americanos. Porém, é impossível saber qual será o impacto do Coronavírus nas compras presenciais. A única coisa certa é que, há um longo caminho para recuperar o tempo “perdido”

Posts & páginas populares