Produtos de mostruário: conheça os prós e contras antes de comprar

Produtos com pequenos defeitos, avarias ou que foram reembalados estão entre os mais buscados pelos consumidores, já que seus preços podem chegar a até metade do valor original. Essa oferta atrai principalmente aqueles que buscam por uma pechincha.

Mas afinal, o que é um produto de mostruário?

Em grandes magazines, é comum que sejam realizados saldões de queima de estoque, porém nem todos os produtos vendidos nessas ocasiões são de mostruário. Para esclarecer, é importante entender a diferença entre saldão, queima de estoque e produtos de mostruário, ainda que nem todos os lojistas utilizem essas nomenclaturas.

O que é um Saldão? Um Saldão refere-se a produtos que sobraram nos estoques e possuem baixo volume.

O que é uma Queima de Estoque? Já a Queima de Estoque pode ser considerada como um tipo de saldão, mas nem sempre envolve produtos excedentes. Em alguns casos, essa promoção é aplicada em produtos pouco procurados pelo público e que não valem a ocupação do espaço na loja. As lojas também costumam fazer queima de estoque para dar espaço às novas coleções, principalmente em lojas de roupas, calçados e acessórios.

O que é um Saldo de Mostruário? Um Saldo de Mostruário refere-se a produtos que foram expostos à venda e podem ter pequenas avarias ou manchas. Diferentemente dos exemplos anteriores, os produtos de mostruário são novos, mas têm sua vida útil comprometida devido ao uso constante em demonstrações aos clientes, por exemplo. É importante ressaltar que os produtos de mostruário não são itens defeituosos e suas avarias não afetam a boa funcionalidade do produto. Entre as avarias mais comuns estão riscos, pequenos amassados, manchas e ausência da embalagem original.

Produtos reembalados ou saldão?

Quando as lojas físicas precisam limpar seus estoques de produtos de mostruários ou reembalados, costumam realizar eventos promocionais em datas específicas. Já os produtos reembalados são mais comuns em lojas online, pois, por lei, o consumidor tem um prazo para devolver a mercadoria caso venha com defeito ou errada, deixando as lojas com itens em estoque sem suas embalagens originais.

Surgiram, então, vários serviços que oferecem esses produtos a preços mais acessíveis, prática bastante popular no comércio dos Estados Unidos e que vem ganhando a confiança do consumidor brasileiro. O Sou Barato é um exemplo de e-commerce que reúne mercadorias novas e reembaladas de lojas como Americanas, Shoptime e Submarino.

Comprar produtos no saldão e reembalados

O que significa quando um produto é reembalado? No Sou Barato, um e-commerce que reúne mercadorias novas e reembaladas de lojas como Americanas, Shoptime e Submarino, todas as mercadorias disponibilizadas no site são analisadas e verificadas em suas funcionalidades antes de serem reembaladas para venda. Entre os produtos mais procurados estão celulares, eletrodomésticos, calçados, eletroportáteis, entre outros. Os descontos podem variar de um item para o outro, mas é possível encontrar ofertas de até 50%.

Vale a pena comprar produtos reembalados ou de mostruário? A grande vantagem de adquirir produtos reembalados ou com pequenas avarias é o preço mais convidativo. No entanto, é importante que o consumidor esteja ciente do estado real da mercadoria e tenha toda a descrição na nota fiscal. Com isso, é possível ter um produto de qualidade por um preço mais acessível.

Em relação a defeitos e avarias, o consumidor não poderá reclamar posteriormente se estiver devidamente informado. No entanto, se o produto apresentar qualquer outro problema que não esteja descrito na nota fiscal, o consumidor poderá exigir o reparo dentro do prazo de garantia legal ou garantia contratual, caso exista. Quer economizar na compra de produtos de queima de estoque e mostruário com descontos de até 80%? Então, confira o melhor do Saldão Magalu 2023.

Posts & páginas populares