Crise econômica pode favorecer as vendas de novembro

Crise econômica pode favorecer as vendas de novembro

Vivemos uma das piores crise econômicas de nossa história, um cenário negativo como esse, poderia ser desanimador para o comércio de forma geral.

E-commerce supera as expectativas e cresce em meio a crise

Se comparar os números de anos anteriores, houve uma queda acentuada no poder de compra dos consumidores. E isso, reflete diretamente nas vendas em geral, exceto quando o assunto é e-commerce. Dados divulgados pelo Ebit, revelou que entre os meses de janeiro à junho de 2017, o e-commerce faturou R$21 bilhões. Isso significa um crescimento nominal de 7,5%  nas vendas online em relação ao primeiro semestre de 2016.

Parte do sucesso em vendas online se deve diretamente à crise econômica, isso porque, com a queda do poder aquisitivo, a economia entra em um processo de deflação.

Esse cenário foi constatado em um levantamento realizado através do índice FIPE. Buscapé. Observou que entre julho de 2016 á junho de 2017, uma tendência de deflação de 5,39%, nos valores cobrados pelo comércio eletrônico.

Produtos mais vendidos e procurados durante o primeiro semestre

Relatório da Webshoppers 36 apontou as categorias com maior numero de vendas e procura pelos consumidores. Seguindo tendência de anos anteriores, os smartphones e celulares continuam liderança a preferência do público.

Produtos de eletrodomésticos, eletrônicos, informática e casa e decoração completam a lista dos cinco primeiros. Confira abaixo a relação completa:

 

Categorias

Share Faturamento

1

TELEFONIA / CELULARES

22,3%

2

ELETRODOMÉSTICOS

18,8%

3

ELETRÔNICOS

9,6%

4

INFORMÁTICA

9,2%

5

CASA E DECORAÇÃO

8,3%

6

MODA E ACESSÓRIOS

6,4%

7

SAÚDE COSMÉTICOS E PERFUMARIA

4,8%

8

ESPORTE E LAZER

3,8%

9

ALIMENTOS E BEBIDAS

2,4%

10

ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS

2,3%

Consumidores se planejam para as compras durante a Black Friday

No ultimo dia 21 de agosto, o Google divulgou uma pesquisa sobre a edição de 2017 da Black Friday. “As vendas da edição de 2017 devem aumentar entre 15% e 20% em relação ao ano passado” dados publicados pelo site InfoMoney.

No mesmo levantamento feito pelo Google apontou que 68% dos entrevistados pretendem realizar algum tipo de compra nesse período.

Mas como explicar toda essa expectativa para a Black Friday 2017?

Desde que foi realizada a primeira edição no Brasil, essa data passou a ser uma das com o maior numero de vendas do ano. A cada edição bate recordes de vendas e aumenta a adesão pelos consumidores em busca de promoções e preços baixos prometido no período.

Como estamos vivendo em um cenário de crise econômica, a confiança dos consumidores em gastar o seu dinheiro diminui. Por isso torna mais criterioso na hora das compras. Isso foi percebido nas principais datas de compras do ano como Dia das Mães, Dia dos Pais, e Dia dos Namorados, quando a previsão de vendas não atingiu as expectativas.

Como a Black Friday acontece próxima do final do ano, há uma injeção de dinheiro graças ao 13º salário.
Além disso, há uma mudança no comportamento dos consumidores que passam a planejar com mais antecedências seus gastos.  Com essa mudança, será possível perceber uma maior concentração de compras justamente na Black Friday.