Dia do Consumidor 2022: veja data, descontos e lojas participantes

O Dia do Consumidor, data comemorada em 15 de março, é uma das principais datas promocionais do semestre. Isso porque, as principais lojas do varejo preparam uma semana inteira de promoções. Além disso, durante a promoção é possível encontrar ofertas com descontos até 70% em alguns itens.

Semana do Consumidor 2022

A data é uma boa oportunidade para antecipar as compras para o Dia das Mães. Entre as lojas que participam desse evento, estão: Magazine Luiza, Buscapé, Decolar, Ricardo Eletro, Americanas, Havan, Carrefour, Netshoes, Submarino, O Boticário entre outras.

Durante toda a semana que antecede a promoção, há um aumento nas buscas e vendas de itens nas categorias, como Moda & Acessórios,  Games & Eletrônicos e Telefonia & Celulares, eletrodomésticos. Bem como, Casa & Decoração, Cosméticos & Perfumaria e Alimentos & Bebidas.

Assim como em outras grandes datas promocionais, é preciso um bom planejamento para não exagerar nas compras. Pesquisar preços com antecedência, bem como, elaborar uma lista de compras, facilitam na hora de aproveitar as melhores ofertas.

Quando acontece o Dia do Consumidor em 2022?

Nos últimos anos, a data está muito associada como um evento promocional, mas, a data é uma importante iniciativa de conscientização sobre os Direitos do Consumidor.

Vale lembrar que a comemoração oficial do Dia do Consumidor, sempre acontece no dia 15. Mas, por uma estratégia comercial, a data promocional é realizada entre os dias 14 e 20 de março de 2022.

Mesmo sendo uma promoção relativamente nova, já está incluída no calendário de compras do ano, ao lado do Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças e Dia dos Pais, por exemplo. Ela veio preencher uma lacuna entre as compras de final de ano e Dia das Mães, pois o mês de março era considerado um dos mais fracos em vendas, até então.

No dia 15 de março, não foi escolhida aleatoriamente. Foi nessa data, no ano de 1962, que o presidente americano John Kennedy, assinou um decreto reconhecendo os direitos dos consumidores.  Já, em 1985, foi reconhecida como uma data mundial pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Semana do Consumidor 2020

Lojas participantes do Dia do Consumidor 2022

Desde a sua primeira edição no Brasil, a data promocional já começou com a participação das grandes lojas varejistas. O evento principal é realizado pelo site de busca e comparação de preços Buscapé, porém, muitas lojas realizam suas promoções independentes. A estimativa é que participem mais de mil lojas do evento.

Moda, calçados, casa e decoração

  • Marisa: Encontre roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis, calçados e  acessórios, com o melhor da coleção.
  • Renner: Encontre o melhor da coleção primavera e verão, com descontos em roupas, calçados e acessórios com preços imperdíveis.
  • Dafiti: Compre calçados e moda online na Dafiti. Durante a promoção, é possível encontrar as melhores marcas de sapatos, roupas, bolsas, acessórios, perfumes, produtos de beleza e maquiagens.
  • Centauro: Loja para quem deseja comprar tênis, roupas fitness, aparelhos de academia e material esportivo em lojas físicas e online.
  • Netshoes: Encontre roupas, suplementos, tênis, chuteiras e muito mais na Netshoes, uma das maiores lojas online de artigos esportivos.
  • Pernambucanas: Uma das mais tradicionais lojas do país. Durante a promoção, clientes encontram as últimas novidades e tendências da moda, com descontos em roupas femininas, masculinas e infantis. Além disso, oferece uma grande coleção de calçados, acessórios, bem como, itens de decoração, cama, mesa e banho.
  • VestCasa: Economize na compra de artigos de cama, mesa e banho, decoração e utilidades domésticas.
Dia do Consumidor tem promoção em Moda, calçados, casa e decoração

Móveis, eletrodomésticos e portáteis

  • Marabraz: Encontre o móvel para decoração de casa em até 10x no cartão da loja. Durante a promoção, são encontrados preços imperdíveis, bem como, grande variedade de sofás, guarda-roupas, poltronas, racks, colchões, camas e muito mais.
  • Havan: Oportunidade para encontrar ofertas em cama, mesa e banho, utilidades domésticas, telefonia, eletrodomésticos e decoração.
  • Ricardo Eletro: Até 50% de descontos nas linhas de eletro e eletrônicos, como, liquidificadores, batedeiras, refrigerador e lavadoras de roupas.
  • Magazine Luiza: Móveis e eletroportáteis estarão com ofertas especiais durante toda a promoção. Economize nas linhas de móveis para sala, quarto e cozinha.
  • Casas Bahia: Com pagamentos facilitados por meio do crediário próprio, a rede oferece descontos em fogões, freezers, ventiladores e muito mais.
  • Lojas Colombo: Sofás, racks, painéis para televisores e muito mais estarão em promoção.
  • Lojas Cem: Com diversas opções de parcelamento, inclusive no crediário, a rede oferece opções de compras em toda a linha de móveis e eletroportáteis.
  • Eletrônicos, games e celulares
  • Submarino: As compras online, representam uma boa parcela das vendas durante a Semana do Consumidor, entre as lojas em destaque, estão as ofertas da Submarino.
  • Americanas: Com ofertas disponibilizadas nas lojas físicas, bem como online, a rede promove descontos em games, além das principais marcas de celulares.
  • Extra: na seção de smartphones clientes encontram ofertas especiais durante toda a promoção.
  • Pontofrio: Encontre ofertas de videogames e jogos: PS4, Xbox
  • Kabum: Compre online as últimas novidades e tendências em celulares e acessórios para games.
  • Carrefour: Quem deseja comprar um celular novo, vale a pena conferir os preços do Carrefour.

Promoções em viagens, turismo e passagens aéreas

  • CVC: Quem pretende planejar as viagens de férias de julho, essa é a hora de comprar pacotes de viagens para destinos nacionais.
  • Decolar: Já, para quem busca também ofertas de passagens aéreas, as mesmas podem ser encontradas com preços mais acessíveis.
  • Kayak: Trabalhando com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, as ofertas ficam disponíveis durante toda a Semana do Consumidor.
Dia do Consumidor promoções de smartphones e celulares

Promoções em cosméticos, maquiagens e perfumaria

  • O Boticário: Obtenha promoções incríveis nas principais linhas de perfumaria, maquiagens, cosméticos, kits e presentes, cosméticos e produtos de beleza com os melhores preços.
  • Natura: Perfumes e maquiagens com descontos no Dia do Consumidor, confira todas as ofertas em seu site
  • Quem Disse, Berenice: Economize com as últimas tendências do mundo das maquiagens.
  • Eudora: Essa é uma boa oportunidade para conhecer todas as novidades e lançamentos de maquiagem, perfumaria, cabelos, cuidados para a pele e corpo.

Dia do Consumidor e as grandes datas ‘inventadas’ pelos sites de comparações de preços

O Dia do Consumidor como um evento promocional, chegou ao Brasil no ano de 2014 pelas mãos do site Buscapé, empresa líder em comparação de preços no Brasil. Já em sua primeira edição teve um faturamento de R$ 174 milhões, comprando o potencial e sucesso da data.

Curiosamente, essa é a segunda grande data de compras nascida com o DNA de uma empresa de busca e comparação de preços. Trata-se da Black Friday, a maior data de compras do comércio brasileiro.

Tudo começou no ano de 2010, quando o site de cupons descontos Busca Descontos, importou o evento para o país.

Em sua primeira edição a Black Friday aconteceu exclusivamente pela web. Contou com a participação de lojas como a Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Colombo, Shoptime, Submarino, Walmart.com, Tricae, KaBuM!, Mobly.

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter deixado um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.