Dia dos Namorados 2019: A promoção mais romântica do ano

Dia dos Namorados é comemorado sempre no dia 12 de junho no Brasil. Em 2019 a comemoração ocorre em uma quarta-feira. É uma dada importante na vida dos casais apaixonados. Quando eles reforçam seus sentimentos, e aproveitam o momento para a troca de presentes, além de uma noite romântica, com direito a flores, jantar e muito carinho.

O Dia dos Namorados está entre as principais datas do calendário de compras do país. Movimentado em média mais de R$1,5 bilhão Em volume de vendas, a data perde apenas para o Natal e Dia das Mães. Além disso, fica a frente de outras importantes datas como Black Friday, dia das Crianças e Dia dos Pais.

Presentes do Dia dos Namorados

Essa é uma data caracterizada pela troca de presentes e carinhos entre o casal. Para quem busca opções de presentes, que sejam criativos, de qualidade, mas que não pese muito no bolso, a dica é fazer as compras antecipadas. Deixar para a última semana, corre o risco de pagar até 50% mais caro por um determinado item.

Entre as categorias de produtos que costuma ser as mais vendidas nessa época, destacam os Celulares/Smartphones, Perfumes, Maquiagens, Roupas, Calçados e Eletrônicos.

Na semana que antecedem a data, as principais lojas e magazines apostam os diferentes promoções para atrair o público em busca de Presentes para o Dia dos Namorados.

Entre as lojas, com grande destaque estão: Renner,  O Boticário, Riachuelo, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, Juliana Flores, Imaginarium, Marisa, Natura e Submarino.

Curiosidades sobre o Dia dos Namorados

No Brasil, a data para a celebração do amor entre os casais, está chegando em 2019, em sua 71ª edição. Isso mesmo, ela foi criada em 1948, por encomenda de uma antiga rede de lojas paulistana, a *Exposição-Clipper. Na época, a loja buscava uma solução para a aquecer suas vendas nesse período. A agência responsável na época por promover a data, foi a Stardart Propaganda, pertencente ao publicitário João Doria, pai do empresário e governador de São Paulo, João Doria Jr.

O dia 12 de julho, foi escolhido estrategicamente para coincidir com a véspera do Dia de Santo Antonio, considerados pelos seguidores da igreja católica, como o santo casamenteiro.

* A loja Exposição-Clipper, é um nome pouco conhecido nos dias de hoje, apesar de sua importância para o Dia dos Namorados. Fundada em 1921 na cidade de São Paulo, a rede tinha uma loja central no Largo Santa Cecília na cidade de São Paulo.

Em seu auge, a rede trouxe ao país, um modelo de lojas que lembram muito os atuais grandes magazines, por isso fazia muito sucesso.

Lembrando que, nessa época, não existiam os shoppings centers, por isso fazia muito sucesso e deixou saudades. Seus principais concorrentes nessa época eram as redes de lojas Mappin, Mesbla, Ducal, Pirani entre outras.  Atualmente as lojas Exposição-Clipper, ainda é uma importante rede focada na venda de vestuários masculinos. Trata-se das lojas Garbo.

Valentine’s Day made in Brasil

Em outros países como nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro. É quando se celebra o Dia de São Valentim (Valentine’s Day).  Nos últimos anos, devido a popularização da internet, algumas lojas timidamente começaram a apostar no Valentine’s Day no Brasil.

Apesar de celebradas em datas muito distintas, tanto o Valentine’s Day, quando o Dia dos Namorados no Brasil, tem uma relação muito intrínseco. Isso porque, um dos donos das lojas Exposição-Clipper, o empresário Nilo de Souza Carvalho, resolveu adaptar essa tradição ao varejo brasileiro, tornando esse grande sucesso. Fonte.

Por: Davi de Sant Anna 275 Artigos
Formado em psicologia, e pós-graduando pela COGEAE - PUC-SP. Trabalhou por 18 anos no SENAC São Paulo, nas áreas de administração, e na coordenação de pós-graduação em gestão, turismo e gastronomia.Escreve sobre comportamento, educação e estilo de vida.