Dicas e cuidados na hora de comprar e escolher um brinquedo

Presentear uma criança é sempre uma coisa boa, isso porque eles se animam com todos os presentes e sabem tirar proveito de todas as funcionalidades do brinquedo que recebem, mas devemos ficar atentos na hora de ir até uma loja atrás de uma lembrança ou de algo que nosso filho, sobrinho, neto ou primo estão querendo.

Comprando o Brinquedo ideal para cada idade da criança

Para nos ajudar nessa escolha existe o Inmetro, o Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, que garante que o produto foi testado por diversas vezes e em diferentes frentes para assim saíram para a venda com a garantia de que não vão fazer mal a sua criança.

Como escolher o brinquedo certo

Não importa se é aniversário, Dia das Crianças ou Natal, em todas essas datas a ansiedade dos pequenos para abrir seus presentes e encontrar o objeto de seus desejos é tanta que muitas vezes nós não nos damos conta de que podemos na verdade entregar algo que possa fazer mal a saúde da criança. Por isso, alguns especialistas aconselham que antes de atender ao pedido dos mais jovens os pais, tios, avós e padrinhos devem sempre ficar atentos a alguns aspectos.

Verifique a classificação de idade indicada na caixa do produto: Essa informação não está ali por acaso. Diferente do que muitos pais acreditam a classificação tem ligação direta com a segurança do brinquedo para  a criança, e não com a capacidade cognitiva de saber ou não mexer no brinquedo.

Procure também o Selo de Segurança e Qualidade do produto que é fornecido pelo IQB, o Instituto de Qualidade do Brinquedo. Ele, assim como o selo do Inmetro, garante ao consumidor que o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes no mercado, assim como sua comercialização e indicação etária.

Para brincar tranquilo – Cuidados Importantes

Depois de adquirir o brinquedo abra a embalagem antes da criança e verifique que a peça não tem nenhum defeito como rachadura ou se a pintura esta descascando. Se for um brinquedo eletrônico se certifique também que ele está funcionando de acordo com as instruções e com o que é prometido na embalagem. Caso isso não aconteça volte até a loja e faça a troca do brinquedo.

Tome cuidado também com brinquedos que apresentem peças pequenas como dados e peões e os mantenha longe de crianças de colo que ainda recebem leite materno, isso porque é comum que essas crianças levem tudo o que encontram até a boca, e nesse caso o cuidado deve ser redobrado.

Tome cuidado com peças pontiagudas, alavancas ou botões de acionamento, eles podem prender os dedos das crianças e precisam estar sempre sem nenhum problema e apresentarem fácil manuseio.

Antes de comprar para o seu filho um brinquedo que faça barulho, mesmo que seja apenas um boneco, se certifique que é indicado para a sua idade. Isso porque muitas vezes a poluição sonora causada pelo material pode trazer algum dano a saúde auditiva da criança sem que você perceba.

Tome cuidado também com brinquedos ou peças espalhadas pela casa, elas podem causar acidentes e acabar com a diversão mais cedo do que você gostaria.

Pechinchar

Saiba como comprar o brinquedo ideal para cada idade da criança. O brinquedo certo garante alegria, diversão, sem abrir mão da segurança … Continuar lendo