A Diferença entre promoção, liquidação e saldão?

Se você não perde uma promoçãozinha, já está habituado com termos como: liquidação, saldão e queima de estoque. Apesar de parecer tudo a mesma coisa, elas se distingue entre si, mas como não há uma regra, lojas realizam suas promoções e confundem a nossa cabeça.

Independente do nome da promoção, elas servem para movimentar o comércio, atrair mais consumidores e alavancar as vendas. Já para os consumidores, representam uma nova oportunidade de economia.

Independente do tipo de promoção realizada, todas as lojas devem estar de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor. Ou seja: Garantias, assistência técnica, política de troca, bem como outras medidas.

Diferença entre Promoção, Liquidação e Saldão?

Para facilitar na hora de suas compras, o Promoo! preparou um pequeno manual de sobrevivência para aproveitar os melhores descontos, afinal, economizar, nunca é demais!

1 – Promoção

Geralmente as lojas realizam algum tipo de evento promocional, para cumprir exatamente o significado da palavra. Promover algo.

Um dos objetivos é atrair mais clientes para a loja em troca de descontos em alguns produtos da loja.
Pode ser uma estratégia de marketing para a inauguração de uma loja, um determinado produto entre outros.

As promoções podem ser pontuais. Você pode encontrar promoções de roupas, eletrodomésticos e móveis. Bem como eventos  vinculadas a algum tipo de sorteio.

Imagem: Pixabay

2 – Liquidação:

Um dos mais tradicionais tipos de promoções realizadas pelo comércio, a liquidação, acontece geralmente, quando há necessidade de reduzir os estoque de uma loja ou categoria. As principais liquidações acontecem no mês de janeiro, entre as lojas em destaque estão: Liquidação Casas Bahia, Liquidação do Magazine Luiza e Ponto Frio.

3 – Saldão:

Diferente da queima de estoque e da liquidação, o saldão, pode acontecer em qualquer época do ano. É mais comum, quando as lojas precisam trocar suas coleções, ou eliminar peças remanescentes em seus estoques.

Entre os itens mais comum encontrados em saldão, estão: Eletrodomésticos, roupas, calçados e móveis. Entre as promoções em destaque nesse segmento estão: Saldão de móveis e eletrodomésticos das lojas CEM, Saldão Casas Bahia e Saldão Extra Hipermercados.

4 – Queima de Mostruário e Ponta de Estoque:

Muitas lojas realizam utilizam o nome de saldão, quando desejam realizar uma queima de estoque de mostruário. Ou seja, são aqueles produtos que ficam em exposição nas lojas, ou mesmo apresentam algum tipo de vício. Normalmente nesse tipo de promoção, são encontrados os maiores descontos. É comum as lojas anunciar descontos de até 70% em queima de estoque de mostruário.

São exemplo de vícios, produtos que apresentam arranhões e  amassados em eletrodomésticos e eletrônicos, bem como as manchas e falhas de costura em peças de roupas, calçados e acessórios. Nesse caso, esses pequenos defeitos, não podem comprometer o funcionamento do produto, além disso, as lojas precisam informar ao consumidor sobre esses “defeitos” e contar na nota fiscal.

Segundo o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre vícios em produtos,  dispõe que: “Os eletrodomésticos e eletrônicos que apresentarem vícios serão encaminhados à assistência técnica, e deverão ser reparados em até 30 dias. Caso o problema não seja solucionado, deverão ser substituídos por outro, devolvido o valor monetariamente corrigido ou abatido o valor, a escolha do consumidor”. Fonte: procon.go.gov.br