Até o ano de 2060, o Brasil poderá ter em torno de 25,5% de sua população na terceira idade. Ou seja, 1 a cada 4 brasileiros será idoso. Segundo projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro alcançou a média de 76 anos. Com isso, a população de idosos vem aumentando a cada ano.

Idosos mais conectados, e-commerce mais acessível

Apesar de muitos idosos utilizarem a internet como ferramenta de compras, muitos ainda optam pelas compras presenciais.

É certo que, consumidores idosos apresentam hábitos de compras bem diferentes das populações mais jovens que já nasceram conectadas. Porém, isso vem mudando muito nos últimos anos.

Pensando nesse público cada vez mais atuante na web, lojas online apostam em atendimentos a tecnologias simples para atraí-los.

Para empresas que já se adaptaram a esse “novo” público, só têm a ganhar, quando satisfeitos, tornam fiéis ao serviço.

Entre os segmentos que primeiro perceberam o potencial nas vendas online para idosos, foram as farmácias online.  Isso porque, a migração entre plataformas, vem acontecendo naturalmente. Visto que, muitos, já faziam uso de compras Delivery por meio de televendas.

Entre os principais atrativos, estão as grandes opções de itens, promoções diárias, e, acima de tudo, o prazo de entrega, que precisa ser muito rápido. Tanto que, em muitas drogarias, como a Ultrafarma, entregam os pedidos no mesmo dia, ou mesmo em poucas horas.

Segundo dados da VTEX, plataforma brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce: “49% dos idosos têm o hábito de pesquisar produtos na internet e, por consequência, fazer compras” Ou seja, é um público muito atuante no universo online de compras.

Compras online em destaque na terceira idade

Além do segmento de medicamentos, outros segmentos se destacam muito com foco na terceira idade. Uma delas fica por conta do setor de supermercados.

Apesar das vendas de alimentos pela web, não ser o carro forte das principais empresas. Gigantes do setor, já contam com sua plataforma e supermercado com entrega Delivery. Entre elas, destacam-se as plataformas do Pão de Açúcar, Carrefour e Mambo Delivery.

Já, entre os aplicativos para celular, o destaque fica por conta do Supermercado Now. Essa é uma plataforma online, que reúne diversas redes de supermercados em todo o Brasil. Dependendo da localização, as entregas podem ser feitas em até 2 horas.