Marketplace: o que é, vantagens e é seguro comprar?

Sabe quando você está em busca de um produto e acessar o site de determinada loja, faz uma pesquisa pelos itens desejados, e de repente surgem vários resultados de um mesmo produto. A surpresa fica para o detalhe dos preços, cada resultado com um preço e parcelamentos diferentes, bem como, nome da loja diferente. Então, não há nenhum erro de estagiário, na verdade, isso faz parte de um marketplace.

Mas, o que é um marketplace?

Esse modelo de negócio não é uma novidade, afinal, quem já fez compra online, provavelmente já adquiriu algo por meio de uma marketplace sem saber. Entre os exemplos, estão os sites de compras coletivas, e o Mercado Livre.

Porém, a surpresa para muitos consumidores surgiu quando grandes varejistas do e-commerce adotaram esse modelo de negócios, como, a americanas.com, magazineluiza.com.br e casasbahia.com.br.

Mas, resumidamente, um marketplace é um e-commerce, em que abriga sob seu guarda-chuva, ou seja, a sua reputação, vários lojistas menores. Com isso, ela atua mediando as vendas, além de oferecer aos consumidores todas suas garantias, como prazos de entrega e trocas.

As compras podem ser feitas em diversas lojas dentro desse ‘guarda-chuva’ e pagar tudo em um só carrinho. É como se pudesse entrar em um shopping center, escolher produtos de qualquer loja, e pagar tudo em um único caixa.

Quais as vantagens de compras neste modelo de vendas?

Bom, para entendermos porque os maiores e-commerce adotaram essa modalidade, precisamos dividir essa resposta em duas. Então, vamos lá:

No início desse artigo, exemplificamos os resultados de preços diferentes para um mesmo produto. Custos operacionais, tributários e de logísticas interferem diretamente no preço final de um produto. Provavelmente as diferenças de preços podem estar relacionadas a esses fatores. Um exemplo, uma loja dentro de um marketplace, poderá oferecer um preço mais competitivo, quando ela opera na região norte e atende clientes para essa região.

Já, para o lado das lojas, estar sob um guarda-chuva de uma grande empresa, possibilita vender em maior escala, já que a competição no mercado online é bastante acirrada. Pelo lado das operadoras de marketplace, ela consegue diversificar o seu mix de produtos atendendo um maior número de consumidores.

É seguro comprar em um marketplace?

Quem deve garantir a segurança nas compras, é a empresa mediadora nas vendas, também conhecida como ‘responsabilidade solidária’, conforme assegura o Código de Defesa do Consumidor ao responsabilizar aquele que, embora não seja o efetivo vendedor, é visto pelo consumidor no negócio, seja por ser um intermediador, seja em virtude de publicidade, informações ou marca.

É claro que, apesar da segurança jurídica, é preciso tomar alguns cuidados extras entre eles:

  • Antes de toda compra, é importante observar a reputação da loja em sites como o PROCON ou Reclame Aqui;
  • Leia atentamente as regras dos serviços, condições de pagamentos e garantias de entrega, prazos e entrega;
  • Confira se o site é confiável, checando informações como CNPJ, endereço físico e telefones para contato.
  • Duvide de preços praticados muito abaixo do mercado. Sites falsos usam isso como isca, tirando a atenção do comprador para os detalhes acima mencionados.

O que fazer se der problema?

Para quem compra em um marketplace, tem todos os direitos garantidos como qualquer outra compra. Ou seja, a loja deve respeitar todas as normas do Código de Defesa do Consumidor em relação a desistência da compra, garantias, prazos de entrega, integridade dos produtos etc.

Porém, quando algo dá errado, a primeira providência é entrar em contato com o e-commerce responsável por intermediar a venda.

Esgotando todas as tentativas e não tenha o problema solucionado, é importante dar publicidade ao seu problema em sites como o Reclame Aqui, bem como, abrir uma queixa nos órgãos de defesa, como o PROCON.

Posts & páginas populares