Quando se trata de viajar, planejamento é fundamental para garantir férias tranquilas e sem grandes preocupações. No entanto, para aqueles que deixaram tudo para a última hora, é preciso contar com a sorte.

O segredo para economizar nas férias

Deixar para comprar passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas em hotéis para a última hora, não é garantia de economia, pois as promoções relâmpagos, como são conhecidas, dependem de diversos fatores.

Oscilações na economia, época do ano e destinos menos concorridos favorecem na hora da compra. As agências de viagens e companhias aéreas buscam preencher as vendas não realizadas e, no caso das passagens aéreas, os preços das tarifas podem ficar até 60% mais baratos. Para encontrar esses descontos, basta procurar por “promoções relâmpago de passagens aéreas“.

Na baixa temporada, alguns destinos turísticos sofrem com a queda de turistas, o que interfere na taxa de ocupação dos hotéis. Para evitar prejuízos por falta dessa demanda de hóspedes, hotéis e pousadas também realizam promoções. Agências de viagens, como a Hotel Urbano e a CVC, têm promoções relâmpagos com descontos de até 50%.

Melhores Épocas para Comprar Pacotes de Viagens em Promoções
A famosa “lei da oferta e da procura” também é válida no segmento de viagens. Ou seja, os destinos mais cobiçados pelos turistas estão entre os mais caros. A demanda de turistas influencia nos preços das atrações turísticas, dos restaurantes, dos hotéis e nas passagens aéreas.

Para fugir disso, é preciso agendar as férias para a baixa temporada. Nessa época do ano, aumentam as chances de promoções, bem como a possibilidade de economizar nas compras de última hora. Em geral, considera-se baixa temporada entre os meses de março a junho e entre os meses de agosto a novembro. No entanto, essa regra não se aplica no caso de festas regionais, como a Festa do Peão de Barretos, realizada em agosto, ou a Oktoberfest de Blumenau em outubro.