Black Friday: Dicas para economizar e aproveitar as ofertas

Planejamento é a chave para economizar nas próximas compras na Black Friday. Programada para acontecer no dia 24 de novembro, a edição de 2023, promete promoções em moda, viagens, eletrônicos, perfumes, eletrodomésticos entre outros.

Com tantas opções, nem sempre é fácil ter a certeza da melhor compra, então, confira as dicas do Promoo para aproveitar o melhor das compras.

Melhores ofertas da Black Friday

A Black Friday, vem provocando grandes transformações nos hábitos de compras. Entre elas, envolvem muita pesquisa, planilhas de compras, negociações de dívidas e até poupança. Além disso, conforme a data fica mais popular, as compras online, que devem igualar em volume de vendas, ao das lojas físicas.

Um dos fatores que apontam essa tendência está na expansão por parte do varejo da modalidade multicanal. Ou seja, comprar online e retirar na loja. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google em parceria com a Provokers, essa tendência representou mais 25% do total de compras na última edição.

Uma modalidade de financiamento que apresenta um cenário de crescimento fica por conta do crediário. Em tempos recentes, quando a economia estava bastante aquecida, o pagamento via carnê, quase ficou em desuso.

Porém, nos últimos anos, há uma leve tendência de crescimento, bem como, maior procura por essa modalidade junto aos consumidores. Ou seja, consumidores estão trocando as compras parceladas via cartão de crédito, em busca de uma taxa de juros menor oferecida no famoso carnê.

Compras por impulso representam ¼ das vendas durante a promoção

Mais precisamente 27% dos consumidores brasileiros decidem o que comprar, somente na hora em que estão na loja. Ou seja, esse é um hábito que caracteriza as compras por impulso.

Nem todo tipo de compras feitas dessa maneira deve ser encarada como negativa. Afinal, sempre surgem aquelas compras de ocasião, quando deparamos com uma oferta irresistível. Porém, compras por impulso tendem a ser nocivas, quando sai do controle. Ou seja, deixa de ser algo esporádico, tornando-se um hábito frequente.

Com isso, muitas pessoas podem perder o controle do orçamento, bem como, o acúmulo de dívidas.  Outro aspecto importante a ser levado em conta na hora de uma compra, é a utilidade daquele item.

É muito comum, consumidores comprar um produto que estava barato, e nem mesmo chegar a utilizar esse produto. No segmento de moda, acontece muito disso. Portanto, vale a pena ter em mãos uma lista de compras.

Poupar para gastar durante a Black Friday

Prometendo descontos de até 90%, as primeiras edições da Black Friday Brasil provocaram uma verdadeira febre entre os consumidores.

Buscando atrair o maior número de compradores, muitas lojas adotaram métodos pouco éticos de inflar suas promoções. Foi então que surgiu o termo “Black Fraude”. Com isso, a promoção teve sua credibilidade prejudicada junto ao público.

Com o surgimento de aplicativos, bem como sites de comparações de preços, que tinham como finalidade, monitorar as variações dos valores praticados nas semanas que antecederam a promoção, a prática de maquiar preços, foi diminuindo.

Por outro lado, consumidores mais atentos e precavidos, além de utilizar essas ferramentas de monitoramento, passaram a planejar melhor as suas compras durante a Black Friday.

Na mesma pesquisa feita pelo Google em parceria com a Provokers, apontou que 74% dos consumidores chegam à loja com uma ideia do que procuram ou até mesmo com intenção de comprar em determinado lugar.

Por ser uma promoção que garante boas opções de compras, a Black Friday, vem mudando o comportamento do consumidor. Muitos aproveitam essa época para antecipar as compras natalinas. Já, outra parcela é caracterizada por compras pessoais, como roupas, celulares e eletrônicos.

Sobre a promoção

A promoção do Black Friday é muito comum nos Estados Unidos. Foi adotada há poucos anos no comércio brasileiro e desde então tem sido um grande sucesso. Muitas são as lojas que participam dessa promoção e oferecem descontos interessantes em vários produtos e segmentos diferentes.

No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição no ano de 2010. Apesar do grande sucesso da primeira edição, as vendas restringiam apenas às lojas online.

Já a partir da segunda edição, houve a adesão de centenas de lojas de diversos segmentos e a inclusão das vendas em lojas físicas, o que tornou essa uma das datas promocionais que mais cresceu no comércio brasileiro.

Lojas de pequeno, médio e grande porte se preparam com antecedência para lançar um catálogo promocional com produtos que podem interessar vários clientes. É necessário pesquisar bastante antes de efetuar a compra do produto para que você possa realmente escolher a melhor oferta. Veja também dos destaques da Semana do Consumidor deste ano.

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