Principais datas promocionais do ano - Foto:Pixabay

Calendário de Compras: Principais promoções de 2019

De janeiro a Dezembro, a calendário de compras está repleto de datas promocionais, das mais diversas finalidades e gostos. Tem para todo mundo, dos namorados, das noivas, dos pais, dos filhos, dos apaixonados por compras aos chocólatras de plantão.

Principais datas promocionais do ano

Com um bom planejamento do orçamento doméstico, é possível aproveitar o melhor das compras, além de economizar uma grana extra em dias de liquidação.

Para você não perder nenhuma ofertas, preparamos um calendário de compras, com as principais promoções do ano.

Saldão e Liquidação de início de ano – janeiro

Período das compras: entre os dias 02 até 15 do mês. O mês de janeiro é reservado às grandes liquidações, saldão e queima de estoques das lojas. É quando as grandes redes realizam uma verdadeira limpa para a troca de coleções. Os descontos variam muito de uma loja para outra, mas um exemplo são os artigos de mostruários, que por sua vez, são possíveis encontrarem com ofertas de até 80%.

Consumidores aproveitam a data para comprar aqueles produtos que não deu tempo no natal. Roupas, perfumes, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, são dos destaques das liquidações de janeiro.

Compras de materiais escolares – janeiro e fevereiro

Período das compras: entre a segunda quinzena de janeiro e primeira quinzena de fevereiro. Entre os meses de janeiro e fevereiro, quem tem filhos em idade escolar, precisam fazer uma verdadeira maratona de compras. Trata-se das compras de materiais escolares.

A volta às aulas, é uma época complicada para o orçamento familiar. Dívidas do natal e final de ano, além de outras despesas como IPVA e IPTU, por exemplo, pode comprometer muito o orçamento nessa época.

Apesar disso, também é possível fazer alguma economia nas compras de materiais escolares. Aqui no Promoo, você tem acesso a muitas dicas para economizar na volta às aulas.

Velentine’s Day – 14 de Fevereiro

Período das compras: entre 01 de fevereiro até 14 de fevereiro. No Brasil, o Velentine’s Day, ainda é uma data relativamente nova e pouco comemorada, afinal, já contamos com o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.

Nos últimos anos, com força das redes sociais, o Velentine’s Day,  vem aos poucos entrando no calendário das promoções.Celebrada no Dia 14 de Fevereiro, essa é considerada a data do amor, sendo amplamente comemorada em diversos países, com destaque para os Estados Unidos.

Promoção Dia do Consumidor – 15 de março

Período das compras: primeira quinzena de março. Diferente do Velentine’s Day, a Dia do Consumidor, já faz parte do calendário oficial das promoções do comércio.

Sua primeira Edição ocorreu em 2014, tendo a cada edição, um maior número de lojas participantes, bem como, popularidade junto aos consumidores.

O Dia do Consumidor, é celebrado em 15 de março. Porem, muitas redes de lojas, disponibilizam ofertas durante toda a semana da promoção.

Páscoa – entre março e abril

Uma das mais importantes datas do calendário cristão, a Páscoa, também é sinônimo de muito chocolate. Por isso, para muitos, e principalmente as crianças e chocólatras de plantão, essa também é a data mais saborosa do ano!

A Páscoa não tem uma data fixa no calendário, mas sempre ocorre entre os meses de março e abri. Nessa época, redes de hipermercados e lojas especializadas disputam a preferência dos clientes oferecendo diversas promoções de ovos de páscoa. Entre as principais marcas de ovos de páscoa, destacam a Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, Nestlé, Garoto, Lacta e Arcor.

Promoção Dia das Mães – segundo domingo de maio

Período das compras: dez dias antes da promoção.  O Dia das Mães, é uma das mais populares datas de compras do comércio brasileiro. Realizada sempre no segundo domingo do mês de maio, seu sucesso se dá pelo forte apelo emocional e ligação afetiva entre filhos e mães.

Lojas de perfumes, agências de viagens, clínicas de estéticas, eletrodomésticos, moda e decoração, são as mais requisitadas no período. As promoções do Dia das Mães acorrem normalmente nos primeiros dias, mas, por se tratar de uma data muito aquecida em compras, os principais descontos, acontecem na semana seguinte ao Dia das Mães.

Mês das Noivas – mês de maio

Período das compras: todo o mês de maio. Apesar de não ser considerada propriamente uma data do calendário de compras. O mês das noivas é bastante movimentado nas lojas especializadas. Em São Paulo, por exemplo, tem uma rua dedicada somente a elas. Trata-se da rua José Paulino, que conta em todo o seu perímetro, diversas lojas, que atende um público muito exigente.

Por contar com muitas lojas concorrendo a um mesmo público, em maio, acontecem diversas promoções, que vão de vestidos até acessórios.

Festas Juninas – mês de junho

Período das compras: todo o mês de junho. Uma das mais tradicionais festas populares do Brasil, junho é mês de dançar quadrilha, comer pipoca, paçoca, quentão vinho quente etc.

Para quem busca promoções de festas juninas, um dos itens mais buscados, são os enfeites, fantasias e acessórios.

Promoções Dia dos Namorados – 12 de junho

Período das compras: entre 01 de junho até 12 de junho.  O Dia dos Namorados, é uma das datas mais românticas do calendário brasileiro. Um dia dedicado a paixão e ao amor. Diferente do Velentine’s Day, o Dia dos Namorados, que acontece sempre no dia 12 de junho, é amplamente comemorado no Brasil.

Lojas de diferentes segmentos aproveitam a data para oferecer promoções e descontos que vão de perfumes, roupas, calçados, até viagens, eletrônicos e passeios.

Dia dos Pais  – Segundo domingo de agosto

Período das compras: dez dias antes da promoção.  O Dia dos Pais é uma tradicional data promocional dedicado aos patriarcas. Sempre realizado no segundo domingo do mês de setembro, quando diversas lojas promovem descontos em roupas, calçados, eletrônicos e perfumes.

Apesar de não ter a mesma mobilização do Dia das Mães, o dia dedicado somente a eles, não fica devendo, e ainda se manter forte, como uma das datas que mais vendem.

Dia do Cliente- 15 de Setembro

Período das compras: primeira quinzena de março. O Dia do Cliente é uma data mais antiga no comércio, que o seu primo, o Dia do Consumidor. Sua primeira edição ocorreu em 2013. Mas, ainda é considerada uma promoção regionalizada. Isso porque, alguns estados e municípios aderiram à data e outros não. Apesar disso, nos locais, onde faz parte do calendário de compras, o Dia do Cliente, reserva boas promoções. A data é celebrada em 15 de setembro, diferente do Dia do Consumidor, comemorada em 15 de março.

Dia das Crianças – 12 de Outubro

Período das compras: dez dias antes da promoção.  Outubro é a vez dos baixinhos. Um mês inteiro para eles, celebrados por pais, avós, tias etc.

O Dia das Crianças, já foi considerado uma das mais importantes datas promocionais do ano. Ainda se mantém com sua importância, afinal, lojas de brinquedos, games, roupas, calçados e eletrônicos, garantem a alegria das crianças.

Comemorada sempre no dia 12 de outubro, e serve como um termômetro para as compras de natal, nesse segmento.

Halloween/Dia das Bruxas – 31 de outubro

Período das compras: todo o mês de outubro. Apesar de não ser uma festa com origens na cultura brasileira, o Halloween ou Dia das Bruxas, já é amplamente celebrado no país, com destaque para as festas em escolas e casas noturnas. Portanto, é uma celebração tanto para crianças, quanto adultos.

Assim, como ocorre nas festas juninas, a demanda dos consumidores ficam por conta das fantasias e enfeites típicos do Dia das Bruxas.

Black Friday – 4ª sexta-feira de novembro

Período das compras: durante toda a semana da promoção. Um dos maiores fenômenos de vendas dos últimos tempos, a Black Friday, em poucas edições, já tornou uma das principais datas de compras do ano. No Brasil, sua primeira edição ocorreu em 2011, contando apenas com lojas online. Já a partir de sua segunda edição, bateu recorde de lojas participantes, incluindo e-commerce e lojas físicas.

Em volume de vendas a Black Friday Brasil, perde somente para o período de compras do Natal.

Aqui no Promoo, você fica sabendo tudo que acontece na última edição da Black Friday, e não perde nenhuma oportunidade de economizar em lojas como: Casas Bahia, Americanas, Submarino, Soubarato, Polishop, Magazine Luiza, Ponto Frio, Walmart entre outras.

Cyber Monday – primeira segunda-feira após a Black Friday

Período das compras: após a Black Friday. Em 2005, o e-commerce como conhecemos hoje, era bem diferente, havia muitas desconfiavas dos consumidores, que preferiam fazer suas compras no método tradicional. Assim, nesse mesmo ano, o comercio online dos Estados Unidos criaram a Cyber Monday.

A data escolhida foi, a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, importante feriados americana. Apostando em promoções bem atraentes, o objetivo do Cyber Monday, era popularizar as compras online.

No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2012, sendo amplamente associada a Black Friday. O grande atrativo dessa promoção, são os descontos de até 80% nos itens de saldão de eletrônicos, games, livros e eletrodomésticos.

Natal – 25 de dezembro

Período das compras: todo o mês de dezembro. Os meses nacionais das compras, assim, podem descrever o mês de dezembro. Impulsionadas pela injeção do 13º e claro, pelo natal, época tradicional para a troca de presentes.

Enquanto a Black Friday vem caracterizando pelas compras pessoais, o  natal, tem com principal características, as compras de presentes, bem como renovação de diferentes itens para casa.