Dia das Mães 2024: Promoções reunindo as melhores lojas de presentes

No Brasil, o Dia das Mães 2024 está se aproximando. Para acertar na escolha do presente, confira as melhores promoções em plataformas de compras como Mercado Livre, Shopee, Renner, Casas Bahia, O Boticário, Havan e também no Magalu. Esta é uma data especial que envolve carinho, gratidão, compras e, é claro, presentes. É a oportunidade perfeita para filhos de todas as idades demonstrarem seu amor.

Promoção Dia das Mães 2024?

O Dia das Mães em 2024 cairá no dia 14 de maio, no segundo domingo do mês. Com um apelo emocional tão forte, a compra de presentes para essa data é aguardada com grande expectativa pelo comércio.

Os números refletem a relevância e o impacto dessa data para o varejo. O Dia das Mães continua sendo a segunda data mais significativa do ano para o comércio, perdendo apenas para as vendas de Natal.

Essa data influencia vários setores do mercado, com destaque para moda feminina, perfumes, calçados, maquiagens, chocolates, eletrodomésticos, eletrônicos, gastronomia e viagens.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que 7 em cada dez consumidores pretendem fazer compras nesta data. O valor e o significado afetivo da data são alguns dos principais motivadores das compras.

O que presentear no Dia das Mães em 2024?

Produtos que anteriormente eram muito associados às mães, como eletroportáteis e eletrodomésticos, estão perdendo espaço. A compra de eletrodomésticos, embora muito útil em uma casa, pode desapontar algumas mães, pois geladeiras, fogões, freezers, lavadoras de roupas e ferros de passar são presentes para a casa e não necessariamente para elas.

Isso pode ser observado nas intenções de compra. 26% dos consumidores pretendem presentear com roupas, perfumes vêm em segundo lugar com 20%. Completam a lista de preferências os calçados com 11%, cosméticos com 8% e flores ou chocolates com 7% das intenções de compra.

Mesmo sendo a segunda maior data de compras, as lojas apostam em promoções para atrair consumidores. Isso inclui presentes em dobro, descontos de até 50%, sorteios de viagens e brindes, entre outras ofertas. Confira abaixo as principais promoções para o Dia das Mães 2024:

  • Celulares e eletrônicos: Pontofrio, Amazon, Casas Bahia, Mercaso Livre, Havan, Lojas Cem.
  • Roupas, calçados e acessórios: Marisa, Renner, Riachuelo, C & A, Shoulder, Mundial Calçados, Youcom, Zattini, Via Uno, Pontal, Dafiti, Netshoes.
  • Perfumes, maquiagens e cosméticos: O Boticário, Natura, Eudora, Sephora, Renner, Riachuelo, Submarino, Americanas, Época Cosméticos, Avon Store, The Beauty Box.
  • Chocolates: Cacau Show, Brasil Cacau, Kopenhagen.
  • Eletrodomésticos: Ricardo Eletro, Lojas Cem, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Carrefour, Shopee, Americanas.
Com um apelo emocional tão forte, as compras de presentes para o Dia das Mães 2024 são muito aguardadas pelo comércio.

Lojas com promoções para o Dia das Mães 2024

As principais promoções se concentram em lojas especializadas em roupas, perfumes, calçados e eletrônicos.

Marisa

As lojas Marisa apostam nessa data para oferecer as melhores opções de presentes. Durante as semanas que antecedem a data, a loja promove descontos e coleções ideais para o momento. O destaque do Dia das Mães nas Lojas Marisa fica por conta de suas roupas, bolsas, calçados e acessórios.

Lojas Renner

Apostando em uma moda mais fashion, o Dia das Mães nas Lojas Renner aposta nos presentes para as mães mais antenadas em moda. Já para as mães que não abrem mão de valorizar a sua beleza, a Renner disponibiliza as melhores marcas de perfumes importados, maquiagens e cosméticos de grandes marcas.

Lojas Americanas

Uma das maiores redes do país, o Dia das Mães nas lojas Americanas aposta na grande variedade de itens. Em suas lojas ou pelo site, é possível encontrar presentes que agradam cada tipo de perfil de mãe. Entre os destaques estão os celulares, roupas, utilidades em geral, chocolates, cosméticos e muito mais.

Cacau Show

O Dia das Mães na Cacau Show tornou-se referência quando o assunto é presentear com deliciosos chocolates. Em suas lojas, é possível encontrar criativos kits de chocolates, trufas e bombons. Para os filhos que gostam de algo mais personalizado, ainda podem montar a sua cesta de presente com tudo que as mães têm direito.

O Dia das Mães está entre as datas festivas mais populares do mundo.

O Dia das Mães

Um dia dedicado somente a elas, às mães. Uma figura tão onipresente na vida da maioria dos filhos e considerada por muitos como o amor mais incondicional do mundo. O Dia das Mães, uma data comemorativa realizada sempre no segundo domingo de maio, demonstra toda a força da figura materna, também nos números do varejo.

Isso porque, a data figura tradicionalmente como a segunda melhor data do varejo brasileiro. Em número total de vendas, fica somente atrás do Natal e, mais recentemente, disputando espaço com a Black Friday.

Quando se alia um grande valor afetivo a uma data comemorativa, é possível perceber a importância da figura materna nos lares brasileiros. Ou seja, considerando as principais datas sazonais de compras, pela ordem vem o Natal, Dia das Mães, Black Friday, Dia das Crianças, Páscoa e, por fim, Dia dos Pais. Isso demonstra a preocupação dos filhos na hora de escolher um presente perfeito, não se importando com o valor.

*A estimativa para os próximos anos é que a Black Friday, data de compras importada dos Estados Unidos, venha a solidificar na segunda posição, ou mesmo tomar a liderança em vendas no varejo.

Uma homenagem ao amor materno

Mas, não é somente no Brasil que o Dia das Mães tem sua importância, que mescla emoção, afeto e presentes. Ela é comemorada em praticamente todos os países, salvo algumas exceções.

Na mitologia grega, Rhea é a grande Mãe dos Deuses, sendo a ela atribuída a primeira comemoração do Dia das Mães. Mas, a data como é conhecida nos dias de hoje, surgiu nos EUA. Foi quando Anna Jarvis, após a morte de sua mãe, criou um memorial em sua homenagem, bem como iniciou uma campanha para a criação do dia em homenagem a todas as mães.

Mas, a data ganhou mesmo relevância como uma data comercial, ou seja, o comércio percebeu nela uma grande oportunidade de alavancar as vendas.

O Dia das Mães, como o conhecemos hoje, foi uma iniciativa e esforço de uma única mulher. Trata-se de Anna Jarvis, uma norte-americana, que após a morte de sua mãe, lutou para que houvesse uma data dedicada somente às mães. De início, a ideia era que nessa data todos os filhos se juntassem e passassem o dia ao lado de suas progenitoras.

Sua luta e dedicação foram recompensadas, tanto que, em 1914, nove anos após a morte de sua mãe, o segundo domingo de maio foi oficializado como feriado e data comemorativa nos Estados Unidos.

A data no Brasil

O Brasil não perdeu muito tempo e já em 1932, por meio de um decreto lei do então Presidente da República, Getúlio Vargas, passou a comemorar o Dia das Mães, tendo o segundo domingo do mês de maio como sua data oficial.

Por aqui, a data já nasceu com um apelo totalmente comercial, pois o varejo precisava de uma grande data comemorativa para alavancar as vendas do primeiro semestre e assim movimentar toda a cadeia produtiva do país. Haja visto que somente havia o Natal como uma grande data de compras. O Dia dos namorados surgiu no país em 1948, o Dia dos Pais em 1953 e o Dia das Crianças em 1955.

A figura materna na configuração socioeconômica do país

O pai da Psicanálise, Sigmund Freud, estudou exaustivamente a importância da figura materna. A igreja Católica, bem como outras religiões, dá um significado celestial à maternidade, mas, são os aspectos sociais que revelam em parte o porquê o Dia das Mães é uma data mais relevante em relação ao Dia dos Pais. Abaixo seguem alguns números:

16% dos lares brasileiros, algo em torno de 11,6 milhões de famílias, são compostas apenas pela figura materna. Já, quando o assunto são famílias chefiadas por mulheres, ou seja, há a presença do cônjuge, mas a mulher é reconhecida como responsável pela família, esse número salta para 40% das lares.

**Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015.

**Levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2017.

Dicas de presentes

Como percebemos nos números acima, a configuração familiar vem mudando nos últimos anos. Por isso, é impossível querer enquadrar todas as mulheres dentro de um mesmo perfil.

Mesmo que haja uma parcela considerável de mães que se dediquem aos afazeres domésticos, muitas estão não só inseridas no mercado de trabalho, como também são responsáveis financeira e administrativamente por suas famílias.

Há mães de diferentes perfis, que incluem: idade, profissões, religiões, visões de mundo, etc. Ou seja, nem todas vão querer ganhar um eletrodoméstico como presente, mas também não dá para desconsiderar aquelas que gostam desses utensílios. O mais importante na hora da escolha é respeitar o perfil de cada mãe, escolher algo com carinho, pois o que mais importa, além do presente, é a demonstração de amor e reconhecimento de toda a sua dedicação na formação dos filhos.

Posts & páginas populares