Dúvidas sobre a Black Friday? Confira as perguntas e dez respostas

Com tanto sucesso e também muitas reclamações por parte dos consumidores, o Promoo preparou um guia com dez perguntas e respostas sobre a Black Friday, para ajudar nossos leitores a economizar e tornarem feras em Black Friday Brasil.

Desde 2010, o varejo brasileiro vem participando do Black Friday Brasil, e a cada edição, aumenta o numero de lojas participantes e consumidores interessados nas ofertas, oferecidas por algumas lojas com até 70% de desconto. Prometendo bater recorde de vendas a cada edição, em apenas três anos, a Black Friday, tornou-se a principal data de vendas para o varejo superando até mesmo o natal.

Tire suas dúvidas sobre a maior promoção do ano

O Que é a Black Friday?
É uma liquidação realizada pelas lojas dos Estados Unidos, Black Friday, que quer dizer sexta-feira negra, e têm esse nome, pois ela sempre acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, uma das principais datas celebrada nos EUA.

Para queimar os estaques das lojas e preparar para as compras de Natal, os lojistas americanos, apostam tudo nessa liquidação, que é grande sucesso entre os consumidores, cenas de milhares de pessoas esperando as lojas abrirem e disputar as principais ofertas, já fez parte de muitos filmes.

Quando Será a Black Friday Brasil?
No Brasil, o Black Friday, é realizada sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. Mesma data da liquidação norte-americanas. A edição de 2018 será no próximo dia 23 de novembro.

Quando Surgiu no Brasil?
No Brasil, o Black Friday, surgiu a partir do ano de 2010, a novidade foi apresentada aos brasileiros, através do site Busca Descontos, em sua primeira edição, a liquidação aconteceu apenas entre as lojas online, reunindo mais de 50 lojas em sua primeira edição, atualmente a Black Friday Brasil é a principal data de compras do comércio brasileiro, ultrapassando as compras de natal, com a diferença, que na Black Friday, as compras se concentram em apenas 24 horas, o que reforça ainda mais o seu sucesso entre comerciantes e consumidores brasileiros.

Porque a Black Friday ficou conhecida como “Tudo pela metade do dobro”?
Devemos entender que, se a fama de vender tudo pela metade do dobro, maquiar preços entre outros adjetivos negativos atribuídos ao Black Friday Brasil, fosse 100% verdadeiros, essa liquidação não seria um grande sucesso de vendas a cada edição.

O que ocorreu principalmente em suas primeiras edições, foi uma soma de erros, que mancharam um pouco a imagem da promoção como:

Lojistas que não compreenderam a dimensão do evento, apenas apostando em uma estratégia de marketing, sem benefícios aos seus consumidores. Uma das estratégias, consistiam em inflar seus preços semanas antes da promoção, e por fim, oferecer um falso desconto.

A ideia não foi bem aceita pelo publico, bem como o Procon que entrou com representações com essas empresas.

Por: Davi de Sant Anna 179 Artigos Contato
Formado em psicologia, e pós-graduando pela COGEAE - PUC-SP. Trabalhou por 18 anos no SENAC São Paulo, nas áreas de administração, e na coordenação de pós-graduação em gestão, turismo e gastronomia.Escreve sobre comportamento, educação e estilo de vida.