Dúvidas sobre a Black Friday? Confira as perguntas e dez respostas

Com tanto sucesso e também muitas reclamações por parte dos consumidores, o Promoo preparou um guia com dez perguntas e respostas sobre a Black Friday, para ajudar nossos leitores a economizar e tornarem feras em Black Friday Brasil.

Tire suas dúvidas sobre a maior promoção do ano

Desde 2010, o varejo brasileiro vem participando do Black Friday Brasil, e a cada edição, aumenta o numero de lojas participantes e consumidores interessados nas ofertas, oferecidas por algumas lojas com até 70% de desconto. Prometendo bater recorde de vendas a cada edição, em apenas três anos, a Black Friday, tornou-se a principal data de vendas para o varejo superando até mesmo o natal.

O Que é a Black Friday? É uma liquidação realizada pelas lojas dos Estados Unidos, Black Friday, que quer dizer sexta-feira negra, e têm esse nome, pois ela sempre acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, uma das principais datas celebrada nos EUA.

Para queimar os estaques das lojas e preparar para as compras de Natal, os lojistas americanos, apostam tudo nessa liquidação, que é grande sucesso entre os consumidores, cenas de milhares de pessoas esperando as lojas abrirem e disputar as principais ofertas, já fez parte de muitos filmes.

Quando Será a Black Friday Brasil? No Brasil, o Black Friday, é realizada sempre na ultima sexta-feira do mês de novembro, mesma data da liquidação norte-americanas. A edição de 2018 será no próximo dia 24 de novembro.

Quando Surgiu no Brasil? No Brasil, o Black Friday, surgiu a partir do ano de 2010, a novidade foi apresentada aos brasileiros, através do site Busca Descontos, em sua primeira edição, a liquidação aconteceu apenas entre as lojas online, reunindo mais de 50 lojas em sua primeira edição, atualmente a Black Friday Brasil é a principal data de compras do comercio brasileiro, ultrapassando as compras de natal, com a diferença, que na Black Friday, as compras se concentram em apenas 24 horas, o que reforça ainda mais o seu sucesso entre comerciantes e consumidores brasileiros.

Porque a Black Friday ficou conhecida como “Tudo pela metade do dobro”

Devemos entender que, se a fama de vender tudo pela metade do dobro, maquiar preços entre outros adjetivos negativos atribuídos ao Black Friday Brasil, fosse 100% verdadeiros, essa liquidação não seria um grande sucesso de vendas a cada edição.

O que ocorreu principalmente em suas primeiras edições, foi uma soma de erros, que mancharam um pouco a imagem da promoção como:

Lojistas que não compreenderam a dimensão do evento, apenas apostando em uma estratégia de marketing, sem benefícios aos seus consumidores. Uma das estratégias, consistiam em inflar seus preços semanas antes da promoção, e por fim, oferecer um falso desconto.

A ideia não foi bem aceita pelo publico, bem como o Procon que entrou com representações com essas empresas.

Como economizar na Black Friday?

Talvez essa dica seja valida para quem for participar de qualquer tipo de promoção realizada pelo comercio, como saldão do dia das mães, liquidação de natal, queima de estoque entre outras.

Para as compras realizadas pela internet, hoje é possível acompanhar a comparação de preços realizados por sites especializados, além disso o site Reclame Aqui, dedica uma pagina especial informando os abusos realizados na Black Friday.

Planejar as compras com antecedência ajuda e muito a economizar e evitar preços maquiados, é importante fazer uma lista de compras, e pesquisar os preços com até uma semana de antecedência da liquidação, com essa lista em mãos, fica mais fácil saber se há ou não desconto naquele determinado produto.

Essa dica é valida tanto para as compras online, quanto as compras realizadas em lojas físicas. Além disso os produtos com maior desconto, são os primeiros a esgotar, portanto quanto mais cedo participar, melhores serão os descontos.

Outra vantagem em comprar na Black Friday, é a possibilidade em antecipar as compras do natal, evitando os desgastes físicos e a correria de ir em loja e loja em busca dos melhores preços, evitando também enormes filas.

O que fazer ao me sentir lesado? Primeiramente, se perceber algo de errado antes de efetivar a compra, coloque a “boca no trombone” denuncie a loja, faça uso de redes sociais e principalmente, utilize a ferramenta online de reclamação. Quando desconfiar da reputação de uma loja, o Procon disponibiliza uma lista com lojas que deve ser evitadas.

Quais lojas participarão da Black Friday?

Uma liquidação dessa proporção, reúne e mobiliza centenas de grandes e pequenas lojas do varejo, nos mais variados segmentos como: Eletrodomésticos, informática, móveis, automóveis, passagens aéreas, cosméticos, beleza, roupas infantil, brinquedos, games, celulares, passagens aéreas, moda feminina, moda masculina, calçados entre outras.

Entre as principais lojas participantes da Black Friday Brasil, estão redes como: Casas Bahia, Lojas Americanas, Submarino, Fastshop, Lojas Pernambucanas, Polishop, Magazine Luiza, Lojas Marisa, Lojas Renner, Riachuelo, Carrefour, Walmart, Ricardo Eletro, Havan, Ponto Frio, Extra Hipermercados, Dafit, Netshoes, CVC Viagens e muito mais. Para saber mais confira aqui a lista com mais de 100 lojas.

As Compras São Somente Online? Apesar de sua primeira edição, ter acontecido exclusivamente pela internet, hoje em dia é possível encontrar ótimas ofertas nas lojas físicas, principalmente em redes como Extra Hipermercados, Lojas Americanas, Lojas leader, Carrefour, Lojas Colombo, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Os Descontos São Apenas Para as Compras à Vista? Os descontos nas compras à vista, depende muito da política de venda de cada loja, como regra para as compras em lojas físicas, há sempre uma margem de descontos que pode ser negociado junto ao gerente ou vendedor.

O Promoo participa da Black Friday? Na semana que antecede e no dia da Black Friday, o Promoo, terá uma seção especial com todas as informações e dicas de compras da liquidação.

Destaque Dúvidas sobre a Black Friday? Confira as perguntas e dez respostas

Com tanto sucesso, a Black Friday também gera algumas dúvidas e desconfianças junto aos consumidores. O Promoo preparou um guia sobre o evento. … Continuar lendo