‘Quero comprar um celular’. Se este é o seu pensamento você está no lugar certo. Afinal, é impossível pensar nossa vida sem ter em mãos um poderoso aparelhinho. Seja para telefonar, compartilhar fotos, assistir filmes ou nos conectarmos com o mundo.

Quero comprar um smartphone: guia de compras de aparelhos de celular

Preparamos aqui um guia que vai sanar dúvidas básicas sobre compras de celulares, qualidade e modelos, além do seu desempenho e custo benefício.

Os brasileiros estão entre os que mais consomem horas em frente a tela do smartphone, afinal, é quase irresistível não compartilhar os assuntos do momento nos grupos de Whatsapp, ou maratonar séries inteiras da Netflix.

Com isso, ter um aparelho que atenda todas essas demandas, é um dos principais fatores de decisão na hora da compra. Aliar custo e benefício sem ficar literalmente na mão. A preocupação em ter um aparelho moderno, levou os brasileiros a trocar de celular a cada 2 (dois) anos em média. E por incrível que parece, a duração da bateria está entre os itens de maior frustração.

Geralmente as operadoras oferecem aparelhos com um preço bem abaixo do mercado. Porém, é preciso ficar atento ao contrato de prestação de serviço. Ou seja, para oferecer um aparelho mais barato, as operadoras exigem um tempo mínimo de contratação dos serviços. É preciso colocar tudo na ponta do lápis, analisar os prós e contras, pois o barato pode sair mais caro.

Já, comprar um aparelho avulso e desbloqueado, pode em um primeiro momento custar mais, porém, você terá mais liberdade para trocar de operadora quando quiser.

Para quem faz pouco uso mensal dos dados, ter uma linha pré-paga e fazer a recarga conforme sua demanda. Porém, para alto consumo de dados e voz, ter um contrato pós-pago é o mais indicado. Nesse caso, a opção de comprar o aparelho direto com a operadora, compensa.

Melhores épocas para trocar de aparelho

Quero comprar um smarphone: guia de compras de aparelhos de celular


Quando analisamos as principais datas de compras do ano ‘Liquidação de janeiro, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Black Friday’, celulares e smartphones lideram a lista dos mais vendidos. Afinal, a demanda por aparelhos novos é alta, principalmente entre o público jovem, Com isso, é difícil afirmar qual a melhor época para comprar um celular. É certo que, durante a Black Friday, os descontos costumam ser maiores, mas nada de encontrar um smartphone pela metade do preço.

A dica aqui é optar por aparelhos com mais de um ano de lançamento. Mesmo que não tenham as últimas inovações tecnológicas, o preço compensa. Essa dica é válida para smartphones intermediários e top de linha. Celulares mais baratos costumam manter a mesma faixa de preço o ano todo.

Uma opção interessante para economizar na compra de um aparelho novo, fica por conta da liquidação de mostruário de celulares. Ou seja, são aqueles itens que ficam em exposição nas lojas, que quando vendidos, podem ter desconto de até 50%. Por serem itens de demonstração, os mesmos podem apresentar algumas avarias, como, riscos, teclas desgastadas etc. Apesar disso, peças de mostruários, só podem ser vendidas desde que sua funcionalidade não seja comprometida.

O Brasil possui uma das mais elaboradas leis de defesa do consumidor. Nela, está garantido o direito de desistência da compra, ou troca de mercadoria. Com isso, o volume de produtos devolvidos às lojas é imenso.

Quando uma loja recebe a devolução de uma peça, ou ela pode ser colocada novamente para venda, no caso de alguns produtos. Já, entre os eletrônicos, é feito um serviço de reparação e reembalagem dos produtos.

Nesse segmento, destacam-se as promoções de celulares do Sou Barato. Pertencente ao grupo B2W Digital, assim como Americanas, Shoptime e Submarino, o Sou Barato realiza vendas de produtos novos, reembalados e usados, cada um com etiqueta digital que informa ao comprador o tipo de produto que ele está comprando e a diferença de preço entre eles.