Turismo ecológico: Chapadas: dos Guimarães, Diamantina e dos Veadeiros

Existem vários tipos de viagens que podem ser realizadas, entre elas, o turismo ecológico vem se destacando cada vez mais. Esse tipo de turismo está despertando o interesse das pessoas porque permite um contato maior com a natureza. Para quem pretende visitar ambientes naturais, lindas paisagens e conhecer animais típicos da região é uma opção excelente.

Turismo ecológico para quem gosta de natureza

Não é todo tipo de viajante que gosta de passeios urbanos e tradicionais, há quem prefere um contato maior com a natureza e com as belezas naturais. Se você se encaixa nesse grupo, confira aqui quais são as melhores opções de ecoturismo no Brasil, conheça um pouco mais sobre as lindas chapadas que temos em várias regiões do país.

Separamos dicas de turismo ecológico nas chapadas brasileiras. São três dicas de chapadas: Diamantina, Veadeiros e dos Guimarães, cada uma com sua particularidade. Não deixe de conferir as sugestões que trouxemos e escolha uma delas para conhecer, dê preferência, conheça todas elas, vale a pena pois a beleza desses lugares é diferenciada.

A opção de turismo ecológico cresceu muito nos últimos anos e isso tem incentivado as agências de turismo a se programarem para atender esse público. Hoje já existem vários passeios nesse sentido e não será difícil encontrar um bem interessante para você fazer. Para os viajantes que são iniciantes é interessante ir com as agências para não se perder ou não se expor a riscos.

Importante organizar tudo com antecedência para dar tempo de pensar em todos os detalhes da sua viagem. Outra dica interessante é ler relatos de quem já foi, com o intuito de pegar alguma dica interessante.

Abaixo deixamos algumas orientações sobre cada um dos destinos, para que você conheça um pouco mais sobre eles, a localização, entre outros detalhes:

Chapada dos Guimarães:

Localizada no estado do Mato Grosso. Um destino para quem procura trilhas ecológicas, natureza e aventura. Nessa chapada temos inúmeras cachoeiras de águas esverdeadas, cavernas e mirantes com lindas paisagens.

Impossível ir a esse lugar e escapar do turismo ecológico, mesmo porque essa é a principal atividade. Você pode se organizar de diferentes maneiras, para os viajantes de primeira viagem, é bom pegar um guia local para conhecer melhor o lugar.

Chapada dos Guimarães - Turismo ecológico para quem gosta de natureza

Chapada dos Guimarães – Turismo ecológico para quem gosta de natureza – Imagem: Wikipedia

Chapada dos Veadeiros:

Considerada Patrimônio Mundial Natural. Ela fica localizada no norte do estado de Goiás. Hoje ela ocupa uma área de 236.570 hectares e é administrada pelo Ibama. Existem várias opções de trilhas ecológicas que podem ser realizadas nessa chapada. As cachoeiras são destaques na região, existem inúmeras opções para você conhecer.

Um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Vale da Lua. Trata-se de formações rochosas que se originaram nas pedras por causa das corredeiras de águas do rio São Miguel.

Chapada Diamantina:

Chapada Diamantina - Turismo ecológico para quem gosta de natureza

Chapada Diamantina – Turismo ecológico para quem gosta de natureza – Imagem: Wikipedia

Essa está localizada na Bahia, a 425 km de Salvador. A Chapada Diamantina tem uma área de 38 km de extensão, sendo um pouco menor que o estado do Rio de Janeiro, por exemplo. É um destino obrigatório para quem gosta de natureza e aventura, existem várias opções de turismo ecológico que podem ser realizados nessa chapada.

Antes de visitar esses lugares seria interessante definir os passeios que você pretende fazer, isso porque existem inúmeras opções. Alguns podem ser realizados por conta própria e outros pelas agências de turismo local. O importante é escolher um destino que envolva atividades e paisagens das quais você gostaria de conhecer, para isso, analise com antecedência essas opções e se programe.

Todas as Chapadas mencionadas acima oferecem opções de passeios em cachoeiras, mirantes e belas paisagens naturais. Para quem tem preferência por um turismo menos lotado, o ideal é ir em baixa temporada. Nos arredores existem diversas opções de hospedagem em pousadas, chalés e hotéis. Pesquise tudo com antecedência para garantir sua vaga.

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter deixado um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.