TVs de LED | A melhor experiência em som e imagem

Apesar de serem aparelhos modernos e econômicos as TVs LED/LCD, ao contrário que parece, ainda não é unanimidade entre os consumidores brasileiros.

As TVs de LED, ao que tudo indica, vieram para ficar e fazem o maior sucesso em lojas de eletrônicos e lojas de departamentos, entre outras. Esses televisores modernos são mais econômicos, além de apresentarem um belíssimo design, nas suas mais diversas variações e tamanhos, e terem muito mais recursos em relação às tradicionais TVs de tubo.

Chegou à hora de se render aos televisores com tecnologia LED / LCD

Os televisores mais modernos se conectam à internet, algumas possuem função touch, 3D e muito mais. No entanto, uma pesquisa realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013, e publicada em abril de 2015 mostrou que, mesmo com os recordes de vendas nos últimos tempos, as TVs de LED só estavam presentes em 24,3% dos lares brasileiros quando o estudo foi concluído. A pesquisa levou em conta os 65,1 milhões de domicílios do país.

Ainda segundo a PNAD, os televisores de tubo está presente em mais da metade das residências (54,5%), enquanto em 21,2% dos domicílios estão os dois modelos de televisor. Em relação ao televisores digitais, essas só estavam presentes em 31,2% dos lares. Por fim, o estudo também mostrou que 97,2% das residências estão equipadas com televisores, incluídas nesse resultado os dois tipos de televisão.

Por que a TV de LED ainda não está presente na maioria dos lares?

A pesquisa do PNAD foi realizada há dois anos e, portanto, é bem provável que o número de TVs de LED seja bem maior nos lares brasileiros atualmente, em especial devido ao sucesso de vendas do equipamento e o barateamento que houve de lá pra cá. Hoje, o preço médio da TV de LED de 32″ já está abaixo de R$ 1 mil, enquanto em 2013 o custo estava por volta de 30% mais caro. Isso possibilitou que milhares de brasileiros pudessem ter a tão sonhada TV de LED.

Assim sendo, a pesquisa do PNAD serve de apoio para compreender que não há rejeição em relação à TV LED/LCD. O que acontece é que muitos consumidores ainda não conseguem comprar o aparelho, que possui um custo mais elevado em relação às TVs de tubo, que hoje praticamente não são mais fabricadas, mas existem aos montes em lojas de televisores usados com preço acessível.

Quais são as vantagens em ter uma TV de LED/LCD?

Mesmo com os televisores de tubo disponíveis com um preço mais acessível, é essencial entender que esse é um tipo de TV que implica em maiores gastos na conta de energia. E em tempos nos quais a principal meta é reduzir os gastos, os aparelhos mais modernos pode ser uma solução, por ser mais econômica devido às suas características modernas.

Mas as vantagens não param por aí. Hoje já é possível encontrar aparelhos com bons preços, com uma excelente relação de custo-benefício. Essas TVs modernas se adaptam melhor em qualquer tipo de espaço, pois são finas e com design ergonômico, e, claro, deixam qualquer sala com um visual renovado, mais “clean” e bonito.

Tudo isso fora os recursos que permitem ao televisores mais modernos as chamada SmartTV funcionar como um verdadeiro computador, com acesso à internet, músicas, vídeos do Youtube, rede social, além da qualidade de imagem e áudio, que é muito superior quando comparada à qualidade das imagens das TVs de tubo. A conclusão é a de que a TV de LED compensa até para quem quer poupar, embora tenha custo mais elevado.