Marcas icônicas dos anos 90 que não existem mais

Marcas dos anos 90 que não existem mais. Os anos 90 foram uma década marcante para muitas pessoas em todo o mundo, e o Brasil não foi exceção. Foi uma época de mudanças sociais, tecnológicas e culturais significativas, e muitas marcas brasileiras aproveitaram essa oportunidade para se tornarem líderes de mercado. No entanto, nem todas as marcas conseguiram sobreviver aos desafios econômicos e competitivos do novo milênio. Neste artigo, vamos explorar algumas das marcas brasileiras dos anos 90 que não existem mais.

Empresas e marcas dos anos 90 que ficaram na memória

Muitas marcas dos anos 90 ainda são lembradas com nostalgia por muitas pessoas, graças à sua influência no imaginário popular. Afinal, a memória afetiva é capaz de transportar as pessoas de volta para uma época marcante em suas vidas, seja como jovens consumidores ou como lembranças da infância.

Vamos relembrar algumas marcas dos anos 90 que poderiam voltar e fazer a alegria de muita gente.

VASP, Transbrasil e Varig

Marcas dos anos 90 que não existem mais: Fazer uma viagem de avião nos anos 80 e 90 era algo para poucos, já que não havia serviços como a 123Milhas ou Decolar, que disponibilizam promoções de passagens aéreas. No entanto, muitas pessoas sonham em viajar em companhias aéreas como a VASP (Viação Aérea São Paulo), Transbrasil e Varig.

A VASP foi uma das maiores companhias aéreas do Brasil durante os anos 90, mas problemas financeiros levaram a empresa a reduzir sua frota e rotas. Ela encerrou suas operações em 2005.

Kolynos

Para ter um sorriso brilhante, nada melhor que escovar os dentes com a pasta de dente Kolynos. Quem viveu nos anos 90 lembra da clássica embalagem amarela e dos comerciais na televisão que transmitiam muita alegria e diversão.

Pakalolo e 775

Marcas dos anos 90 que não existem mais: Andar na moda nos anos 90 era mais do que um estilo de vida, era fazer parte de um grupo. E nada representou melhor o espírito jovem da época do que as marcas Pakalolo e 775.

TV Manchete

Tudo acontecia na telinha nos anos 90. Quem não se lembra da TV Manchete, com sua programação infantil que fez muito sucesso? Desenhos como Os Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Jiraya, Winspector, Changeman, entre outros, se tornaram verdadeiras febres entre as crianças brasileiras nos anos 90.

Os intervalos comerciais eram preenchidos por marcas como Cica, Texaco, brinquedos Glasslite, Arapuã e muito mais. Para assistir aos últimos lançamentos do cinema, nada melhor do que ir a uma locadora e alugar uma fita. Nesse segmento, a Blockbuster Vídeo foi uma das maiores referências.

Gradiente

Ter um aparelho de som 3 em 1 da Gradiente era o sonho de toda a família, principalmente dos jovens que podiam ouvir suas músicas favoritas de bandas como Legião Urbana em alto e bom som. Para quem não se lembra, a Gradiente era uma empresa brasileira de eletrônicos fundada em 1964. Durante os anos 90, a empresa era conhecida por seus aparelhos de som e televisores, mas enfrentou problemas financeiros em 2000 e acabou por se retirar do mercado de eletrônicos de consumo.

Além da Gradiente, outra marca de eletrônicos que marcou os anos 90 foi a CCE. A empresa brasileira foi fundada em 1964 e se tornou conhecida por seus televisores, videocassetes, aparelhos de som e outros eletrônicos. No entanto, a CCE também enfrentou problemas financeiros e acabou sendo vendida em 2011.

Marcas dos anos 90 que não existem mais: É interessante notar como a tecnologia avançou rapidamente nas últimas décadas, fazendo com que muitas marcas que eram populares nos anos 90 se tornassem obsoletas. No entanto, essas marcas ainda têm um lugar especial na memória afetiva de muitas pessoas, que se lembram com carinho dos produtos que usavam na época.