O mercado editorial online foi surpreendido com a notícia sobre a compra do site Canaltech, pelo grupo Magazine Luiza. A aquisição aconteceu em agosto de 2020, e aponta uma nova tendência no mercado de consumo e informação.

Magalu compra site de notícias de tecnologia Canaltech

Normalmente esse tipo de negócio é visto entre plataformas ou grupos do mesmo nicho. No caso do site de notícias de tecnologia Canaltech comprado pela Magalu, chamou a atenção, apesar de demonstrar uma tendência mundial.

Os valores dessa negociação não foram revelados, mas, a cifra passa da casa dos milhões, ao considerar outras aquisições como essa. Em 2015 o grupo francês Webedia comprou o site Tudo Gostoso por R$ 49 milhões.

O Canaltech surgiu em julho de 2012 no auge dos blogs, apostando na produção de conteúdo multiplataforma, unindo a linguagem de textos, vídeos e mídia sociais, tornando-se uma das referências do seu segmento. Atualmente suas plataformas são acessadas por mais de 24 milhões de visitantes únicos em seu site. Já seu canal no Youtube possui mais de 2,5 milhões de inscritos. Além disso, suas redes sociais são acompanhadas por mais de 792 mil seguidores.

Já o Magazine Luiza, com essa nova aquisição, passa atuar no meio editorial por meio de uma estratégia conhecida como e-commerce content. Ou seja, um veículo de comunicação com forte penetração no nicho de tecnologia, desenvolvendo conteúdo exclusivo para a marca.

Usuários do site, também foram pegos de surpresa. Alguns viram isso com ceticismo, já outros estão empolgados com essa novidade. Agora, é aguardar, se haverá ou não, um alinhamento total da linha editorial.