O que é crediário no cartão de crédito, você sabe? Você pode até estar acostumado a fazer compras parceladas, mas já ouviu falar sobre essa modalidade que vem sendo disponibilizada pelas operadoras de cartão? Pois chegou a hora de entender tudo a respeito! Pesquisa realizada pela SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostrou que 34,7% das pessoas que saem de casa para realizar compras têm o intuito de pagar pelo crédito antes mesmo de saber o preço do produto.

Isso porque, a realidade nacional é que o brasileiro tem, sim, o hábito de fazer compra parcelada no cartão, independente de valores. Mas, claro, quanto maior for o preço do produto ou serviço adquirido, maior a procura pelo parcelamento de conta. Porém, de alguns poucos anos para cá, a opção de crediário tem voltado à prática dos lojistas e consumidores. Isso por conta da chance de parcelamentos mais longos oferecidos pela modalidade. Com isso, os bancos a partir de 2019 passaram a oferecer uma nova linha de parcelamento: o crediário no cartão de crédito!

Como funciona a opção crediário no cartão de crédito?

Você já sabe o que é crediário no cartão de crédito? Essa nova modalidade de pagamento oferece ao consumidor a oportunidade de compras parceladas por períodos mais longos. O consumidor que optar pelo crediário no cartão de crédito terás três opções de parcelamento e no momento de passar pela maquininha de cartão, ele poderá simular taxas e prazos de crédito, de acordo com a Abecs, entidade que representa os emissores de cartões e ajudou a idealizar a implantação da linha.

As prestações de compra parceladas no cartão costumam variar de duas a 12 vezes, dependendo do varejista. Hoje, há um prazo de 30 dias para o lojista receber o pagamento das compras no crédito, parceladas ou não. Pela nova modalidade de crediário no cartão de crédito, o lojista receberá os recursos da compra de forma antecipada, em até 5 dias. O risco da operação ficará com o emissor do cartão.

Ainda segundo a Abecs, os juros e os limites do crediário no cartão serão definidos por cada instituição financeira, de acordo com o perfil de risco do consumidor. Dentro dessa nova modalidade já encontramos quatro bancos: Bradesco, Itaú, Santander e Votorantim. Inclusive, Cielo, Gerber e Rede são as três credenciadoras que já implementaram o produto.

Vantagens e desvantagens do crediário no cartão de crédito: Quando o assunto é crediário no cartão de crédito para compra parcelada, é muito importante que sejam analisados todos os pontos de vantagem de desvantagens da modalidade. Inclusive, algumas delas são:

Vantagens

  1. Alternativa ao crediário dos lojistas, com juros;
  2. Promessa de prazos mais longos (opção de mais parcelas);
  3. 3 opções de parcelamento disponíveis;
  4. Contratação no momento da compra, pelas “maquininhas”;
  5. Lojista transfere o risco de crédito para o banco;
  6. Comércio recebe os recursos em até 5 dias.

Desvantagens

  1. Perigo de superendividamento;
  2. Altos juros do cartão de crédito;
  3. Crédito fácil costuma ser mais caro no final das contas;
  4. Prestação menor tem prazos mais longos.

Como evitar o endividamento com compras parceladas

O sucesso do crediário e da compra parcelada no mercado brasileiro
O sucesso do crediário e da compra parcelada no mercado brasileiro – Imagem: Pixabay

Agora que você sabe o que é crediário no cartão de crédito e o que uma compra parcelada com essa modalidade pode trazer de vantagem e desvantagem para você, é necessário conhecer algumas dicas para evitar o endividamento com compras parceladas. Por exemplo:

Não confunda crédito com renda fixa: O limite da fatura não é uma receita extra da sua conta por mês. Tudo o que for gasto no cartão em um mês deve ser descontado dos ganhos do mês seguinte. É uma subtração e não uma soma.

Evite pagar apenas o valor mínimo da sua fatura: Se você tiver recurso para pagar o valor total da fatura, opte por fazê-lo, pois pagar o valor mínimo de 15% leva aos juros do crédito rotativo, os mais altos do mercado, que mesmo limitados a 30 dias obrigam a quitação no mês seguinte ou um parcelamento, também com juros altos.

Defina um limite de gastos por mês: Defina um percentual da renda que você pode gastar com o seu cartão de crédito e, se o valor ultrapassar esse teto, procure reduzir ou cortar as compras no crédito até o mês seguinte.

Tenha no máximo 2 cartões de crédito: Possuir muitos cartões eleva as cobranças com taxas de anuidade e outras tarifas, além de aumentar o risco de descontrole. Geralmente, uma pessoa precisa de, no máximo, dois cartões.

Aproveite os programas de fidelidade: A maioria dos cartões de crédito oferecem prêmios como descontos em shows, meia-entrada em cinemas, restaurantes e resgate de pontos por produtos, por exemplo. Sendo assim, escolha um cartão que ofereça vantagens que serão de fato aproveitadas.