Quem percorre os corredores dos supermercados, já perceberam que as gôndolas estão repletas de panetones das mais variadas marcas. Para muitos, essa é a prova que o ano está chegando ao fim, e chegou à hora de pensar nos preparativos do natal.

Panetones Pullman, Arcor, Village, Visconti, Bauducco e Tommy disputam a preferência dos consumidores. Sem falar das marcas que disponibilizam panetones presenteáveis, como: Cacau Show, Havanna, Brasil Cacau e Kopenhagen.

Promoções de Panetones

Por se tratar de um produto com grande apelo sazonal, encontrar ofertas e promoções antes do natal é bastante raro. Afinal, parte de sua matéria prima utiliza ingredientes importados que sofrem grandes variações pelo alto valor do dólar.

Mas, assim que os produtos são disponibilizados nas gôndolas de supermercados como o Extra, Pão de Açúcar, Carrefour etc, eles costumam ter um preço mais acessível, com tendência de aumento com a proximidade do natal.

Portanto, o natal, é o fator determinante do seu preço. Isso porque, passado as comemorações natalinas, muitos supermercados já disponibilizam promoções para queimar os seus estoques.

Curiosidades sobre o Panetone

Originalmente tendo como receita principal a mistura de massa fermentada naturalmente com uvas passas e frutas cristalizadas, até os sabores mais refinados ou gourmetizados que levam chocolates e outras especiarias, uma coisa é certa sobre o panetone, a sua origem. Ela remonta da Itália do século XV.

A receita original é atribuída a um ajudante de cozinha chamado Toni, isso justificaria o nome do produto ‘pão Toni’, que logo seria conhecido como panetone.

Mas, segundo Massimo Montanari, professor de História da Alimentação na Universidade de Bolonha, na Itália. Essa história não passa de uma lenda popular. Para ele, o panetone é uma receita de tradição coletiva e, portanto, não se pode determinar com precisão absoluta seu lugar e data de nascimento.

Quem popularizou essa iguaria em terras brasileiras foi o imigrante italiano, Carlo Bauducco, que em 1952 fundou uma panificadora que leva o seu nome. Aliás, a Bauducco é a empresa que produz mais panetones no mundo, demonstrando o seu tamanho sucesso junto ao público brasileiro.

O Brasil é o terceiro país que mais consome panetone no mundo, à frente do de nós, está a Itália país de origem dessa preciosidade natalina lidera o rank de consumo, seguida pelo Peru, onde o consumo anual é de 1,1 kg por pessoa, já, no Brasil, essa marca fica em torno de 440 gramas.

Consumidores mais atentos quanto a validade dos produtos devem ter observado que a maioria dos panetones apresentam a mesma data de validade. Mesmo que a fabricação tenha datas destinadas, eles podem ter isso em comum.

Isso ocorre para manter maior controle de qualidade dos produtos, bem como, uma estratégia de vendas para não sobrepor com itens da páscoa. Afinal, muitos dos fabricantes de panetone, também atuam no mercado de ovos de páscoa.

Segundo a Pandurata Alimentos, responsável pela Visconti, Bauducco e Tommy, informou que “Essa marcação certifica que os produtos sazonais tenham um tempo específico de exposição nas gôndolas do varejo, garantindo a qualidade das fornadas, sendo no máximo até 31/03/2021 para o Natal”. Além disso, ninguém vai querer ganhar na Páscoa, um produto do natal passado.