Black Friday 2022: veja data, descontos e lojas participantes da promoção

A Black Friday 2022 promete ser um dos maiores eventos de compras do ano, reunindo lojas de diferentes segmentos da economia com descontos que chegam até 80%.

Em 2022 a Black Friday Brasil chega a sua 14ª edição com destaque para as promoções de celulares, roupas, viagens, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos. Para não ficar de fora dessa promoção, confira tudo sobre as principais lojas participantes, data da promoção, e como economizar na Black Friday 2022.

Quando é a Black Friday 2022?

A promoção é um evento realizado sempre na 4ª sexta-feira de novembro, isso porque, seguimos o calendário original do evento nos Estados Unidos, onde é realizado no dia seguinte das comemorações de Ação de Graça, um importante feriado nacional.

Portanto 25/11 é o dia da Black Friday 2022, quando tradicionalmente as lojas disponibilizam milhares de ofertas com até 80% de descontos.

Tradicionalmente, porque, nas últimas edições muitas lojas expandem o período das suas promoções durante uma semana inteira, ou até mesmo para todo o mês de novembro.

Esta antecipação das ofertas, ficou conhecida como “Esquenta Black Friday”. Um dos objetivos desta ação, é desafogar o grande fluxo de clientes em somente 24 horas, que acabam superlotando lojas ou travando os principais sites de compras.

Destaque da Black Friday em 2022

A promoção disponibiliza oportunidades de economizar em perfumes, maquiagens, calçados, TVs, eletrodomésticos, celulares, móveis e pacotes de viagens.

Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Colombo, Carrefour e Americanas, já antecipam algumas de suas principais ofertas. Muitos consumidores podem se surpreender ao acessar as páginas das lojas e encontrar promoções no esquenta Black Friday.

Nas últimas edições, celulares e smartphones foram os produtos campeões de buscas. Já com relação às categorias com maiores volumes de buscas, estão: 1º Eletrodomésticos, 2º Telefonia/Celulares, 3º Eletrônicos, 4º Moda, Calçados e Acessórios, 5ª Perfumes e Maquiagens, 6º Informática e 7º Casa e Decoração.

  • Viagens: passagens aéreas, pacotes de viagens, pousadas, hotéis, passeios, parques temáticos, restaurantes.
  • Moda: roupas femininas, roupas masculinas, moda infantil, moda plus size, calçados, tênis, bolsas e acessórios;
  • Eletroportáteis: eletrodomésticos, eletroportáteis, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, panela elétrica, pipoqueira, fritadeira elétrica etc;
  • Casa e Decoração: jogos de pratos, jogos de panelas, talheres, utilidades domésticas, utensílios de cozinha, cama, mesa e banho, decoração, tapetes, cortinas, iluminação e jardinagem;
  • Tecnologia: celulares, acessórios, smartphones, informática, TVs e áudio;
  • Saúde e Beleza: perfumes, maquiagens, cosméticos, pranchas de cabelo, secador, escova rotativas, barbeadores, acessórios de beleza masculino e acessórios de beleza femininos;
  • Brinquedos: bonecas, bonecos, jogos eletrônicos, casas de bonecas, e diversões para meninas e meninos.
Quando é a Black Friday 2022

Em 2022 a Black Friday Brasil chega a sua 14ª edição com destaque para as promoções de celulares, roupas, viagens, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos.

Dicas de compras

Em promoções com o porte da Black Friday, na qual mobiliza milhares de lojas em setores diferentes,  é fundamental ficar atento a alguns detalhes para fazer uma compra econômica e segura, confira abaixo algumas dessas dicas:

  • Liste suas compras: defina o que realmente precisa comprar e evite gastos por impulso;
  • Pesquise os preços: compare marcas e preços para encontrar ofertas que realmente valem a pena. Além disso, estabeleça um orçamento para não gastar demais com compras por impulso. Ou seja, defina um limite para as compras de Black Friday em 2021;
  • Reputação das lojas: Verifique sempre a reputação da loja virtual e confirme se o site é seguro antes de comprar. Faça busca em sites como, Reclame Aqui, Consumidor.GOV e E-bit, para saber a opnião de outros consumidores em tempo real. Além disso, durante essa época de ofertas, surgem muitas notícias falsas e links são enviados como mensagem de WhatsApp ou SMS, com objetivo de roupas dados;
  • Saiba dos seus direitos: Comprou pela internet e se arrependeu? O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolver o produto em até 7 dias a partir da compra. No caso a compras realizadas em loja física, confira o estado do produto e, se possível, teste antes de levá-lo para casa.

A Black Friday é um evento de promoções, mas se o preço estiver muito abaixo do mercado, desconfie. Pode ser um golpe, por isso, pesquise preços com uma certa antecedência, além de baixar aplicativos especializados na comparação de preços.

Lojas participantes da Black Friday 2022

O evento está marcado para acontecer tanto em lojas físicas, quanto no e-commerce. É quase impossível enumerar todas as lojas participantes da Black Friday 2022. Isso porque, além dos grandes varejistas, também participam diversas empresas locais e lojas de bairros. Abaixo, confira os principais destaques da Black Friday 2022:

  • Shopee: encontre ofertas e descontos em eletrônicos, games, livros, perfumes e celulares;
  • Mercado Livre: durante sua promoção haverá descontos de até 60% em diversas categorias, frete grátis e muito mais.
  • com: com uma página dedicada às ofertas, consumidores aproveitam para encontrar descontos em celulares, eletrônicos e eletroportáteis;
  • Natura: economize até 50% na compra de perfumes, cosméticos e maquiagens;
  • Lojas Havan: Ofertas de celulares, utilidades domésticas e decoração no início da Black Friday;
  • Magazine Luiza: um monte de ofertas – incluindo televisores, móveis, celulares com até 70% de desconto;
  • RiHappy: economia máxima em brinquedos, TV e muito mais no Natal;
  • Pernambucanas: economize até a metade do preço em itens selecionados na seção de moda, cama, mesa, banho e decoração;
  • Casas Bahia: promovendo uma dos maiores eventos do ano, com descontos de até 70% em diversos departamentos, incluindo eletrônicos, games, informática e utilidades domésticas;
  • Lojas CEM: compre eletrodomésticos, móveis, notebooks, smartphones e muito mais na Black Friday da Lojas CEM com ótimas condições de preço;
  • Lojas Marisa: até 50% de desconto em roupas, calçados e acessórios;
  • Renner: Boas ofertas com várias opções de compras em perfumes importados, maquiagens, acessórios, bem como nas seções de roupas da moda feminina, infantil e masculina;
  • Netshoes: ofertas de tênis, camisas e materiais esportivos;
  • Carrefour: até 50% de desconto em itens de diversas categorias como, alimentos, bazar, roupas e ferramentas;
  • Centauro: até 50% de descontos em artigos e materiais esportivos;
  • O Boticário: economize na compra de perfumes, maquiagens e cuidados para corpo, rosto e cabelos;
  • Marabraz: encontre as principais ofertas em móveis para quarto, sala e cozinha;
  • Decolar: economize em sua próxima viagem de férias com as melhores ofertas em passagens aéreas para voos nacionais e internacionais;
  • CVC Viagens: Encontre grandes economias em pacotes de viagens e hospedagens;
  • 123 Milhas: economize na compra de passagens aéreas para diversos destinos, voando nas principais companhias aéreas.

Como se escreve? por se tratar de uma palavra da língua inglesa, há várias formas incorretas de escrevê-la. As mais comuns são: Blake Fradley, Blek Fai,blek fader, blak flayd, blake fradley, breck friday, blake fradley, break friday, back friday, blackfriedy, black fryday, blakefradley, black freeday, black fridy, black fridei, black fraday, brack fried, black fliday, blac friday, black fride, blach friday, blackfrayd, breque Friday entre outras.

Além disso, muitas lojas procuraram dar uma identidade única em sua promoção, ou evitar uma conotação preconceituosa à promoção. Assim, surgiram termos como Red Friday, Beauty Friday, Week Friday, November Friday, entre outros.

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter deixado um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.