Black Friday favorece o aumento nas vendas em novembro, aponta IBGE

8 meses atrásBlack Friday 2019

Depois de ter começado timidamente pela web, a promoção da Black Friday, hoje é uma realidade. Despontando entre as principais datas sazonais do ano, ao lado do Natal, Promoções do Dia das Mães e Dia das Crianças.

Black friday impulsiona vendas e comércio cresce em novembro

O sucesso nas vendas durante a Black Friday colocou de vez, novembro entre os meses mais favoráveis para as compras. Segundo dados apurados IBGE, apontou que as vendas do comércio subiram 0,7% em novembro de 2017. Esse aumento está relacionado diretamente pelo aumento nas vendas da black friday.

Todos os setores do comércio de bens e serviços se beneficiam com esse aumento nas vendas. Mas, o destaque fica por conta das vendas de produtos de uso pessoal, celulares, eletrodomésticos, móveis, livros, perfumaria e roupas.

Uma das principais características que difere a Black Friday de outras datas sazonais, está na motivação das compras. Enquanto natal e outras datas as compras são destinadas aos presentes, em novembro a motivação das compras predomina o consumo de itens pessoal.

As promoções de celulares e smartphone representam muito bem esse comportamento. Ssendo esses itens os com maior índice de preferência de compras.

Intenções de compras vêem aumentando a cada edição da Black Friday

Pesquisa de 2017 realizada pelo Google/ Provokers, apontou um crescimento e engajamento do público com a data. 85% dos entrevistados já realizaram algum tipo de compra nessa data, já outros 32% estão empolgados pelas compras.

Black friday impulsiona vendas e comércio cresce em novembro
foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O crescimento em relação a Black Friday, se deve principalmente as mudanças de estratégias de vendas das lojas. Com políticas de preços e descontos mais transparentes, Isso faz com que a sensação de desconfiança do consumidor diminua.

A necessidade de uma política de transparência de preços tornou essencial, principalmente depois da edição de 2013.

Essa edição marcou por um lado pelo numero de lojas que participaram da promoção, bem como e alto numero de preços com valores inflados. Esse episódio rotulou a data como Black Fraude, uma mancha que ainda persegue a promoção.